Niterói realiza formações para professores da Rede Municipal


A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação de Niterói promoveram, nesta quarta-feira (30), uma série de encontros formativos para os profissionais que atuam nas unidades municipais. A iniciativa integra a programação do “Mês da Educação”, cujo tema é “Uma Rede Inteira pela Alfabetização e Inclusão”. As atividades contemplaram cerca de 3 mil profissionais, ocupando espaços importantes da cidade, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), Ilha da Boa Viagem, além de unidades escolares, salas da Universidade Salgado de Oliveira e uma aula-passeio no Planetário da Gávea.

As formações tiveram como principal objetivo enriquecer as práticas pedagógicas, criando oportunidades para o compartilhamento de saberes, fazeres e incentivando o protagonismo dos alunos e também dos docentes. A programação foi realizada pela manhã e tarde, em diversos locais, no formato de oficinas, debates, aulas-passeio e outras atividades.

“A educação é um trabalho colaborativo, e esses encontros são essenciais, além de enriquecer as práticas pedagógicas e proporcionar um ambiente onde os nossos profissionais possam crescer juntos, compartilhar experiências e inovar”, destacou a secretária municipal de Educação, Amanda Pinheiro.

Para a presidente da Fundação Municipal de Educação, Verônica Proença, essa é uma iniciativa que simboliza a construção de uma rede cada vez mais acolhedora e inclusiva.

“É muito bom ver o engajamento desses profissionais nos encontros formativos. É um momento que amplia o olhar dos professores para práticas que irão impactar diretamente na vida das nossas crianças e estudantes, incentivando a construção de uma sociedade mais igualitária e consciente”, pontuou.

Os encontros abordaram temas como Educação de Bebês (na Umei Terezinha Calil), Educação para as Infâncias e Relações Étnico-Raciais/Currículo (na Universo) e Educação Inclusiva (na E.M Júlia Cortines), contemplando profissionais da Educação Infantil, Fundamental (1º e 2º ciclo) e Fundamental II, professores de Apoio e da Sala de Recursos.

A professora Geisa Capistrano, da Escola Municipal Levi Carneiro, participou da atividade e destacou a importância desse momento de troca de saberes entre os profissionais.

“É essencial, para além das formações, a troca que temos com os nossos pares. A gente discute, aprende com cada escola, cada universo, e compreende mais como podemos melhorar o ensino na escola pública. Não só o ensino regular, o ensino formal, mas a educação para a vida”, concluiu.

Maria Clara Garcia, professora da Escola Municipal Maestro Heitor Villa-Lobos, visitou o Planetário e refletiu sobre a importância do “desemparedamento” da educação.

“Eu lembro muito de ter vindo aqui quando era mais nova, e acho que é uma experiência marcante para uma criança. Por isso é tão importante sair dos espaços da escola, traz um refresco, faz a gente pensar na sensação que podemos trazer para eles”, pontuou.

A professora da Escola Municipal Sebastiana Gonçalves Pinho, Carla Essinger, finalizou dizendo que “foi um dia muito feliz, todo dedicado às formações. Isso é importantíssimo para renovar a nossa esperança em relação à educação, a uma educação cada vez melhor”.

Mês da Educação – Promovido pela Secretaria e Fundação Municipal de Educação de Niterói (SME/FME), o “Mês da Educação” conta com uma série de atividades e formações para os profissionais e estudantes da Rede Municipal. Na última segunda-feira (28), foi aberta a exposição dos Projetos Educacionais Instituintes no Museu Janete Costa. A mostra fica aberta para visitação até o dia 24 de novembro. Além dela, a programação conta com o II Colóquio de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar, Desafio Maker, mostra de curtas, entre outras.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support