Niterói realizará I Colóquio de Atendimento Educacional Hospitalar

Já estão abertas as inscrições para o I Colóquio de Atendimento Educacional Hospitalar em Niterói, que será realizado no dia 27 de setembro, no Auditório da Secretaria Municipal de Ordem Pública, no Barreto. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME)  de Niterói e a Fundação Municipal de Educação (FME), através da Diretoria de Articulação Pedagógica da Subsecretaria de Desenvolvimento Educacional, vai abordar o tema “O que pode a escola no hospital?”.

Criado em 1996 em Niterói, o Programa de Pedagogia Hospitalar oferece aulas para estudantes que estão hospitalizados e impossibilitados de frequentar a escola, para que possam dar continuidade ao processo de aprendizagem. Hoje, a iniciativa atende cerca de 295 alunos nos hospitais Universitário Antônio Pedro, no Centro, e no Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, no Fonseca. O objetivo do colóquio é compartilhar experiências e estimular o debate a partir das práticas desenvolvidas nessas unidades.

A programação contará com uma série de atividades sobre a dimensão político-pedagógica do currículo. Pela manhã, haverá uma mesa de abertura abordando “As questões acerca das políticas de atendimento escolar às crianças em tratamento de saúde”.Durante a tarde, estão previstas “Rodas Pensantes” com os temas: “Pedagogia com Bebês – Como pensar e fazer uma pedagogia com os bebês em diferentes espaços educativos?”, “Qual o lugar da morte e do luto em um currículo vivo/da vida na escola?” e “Educação Antirracista, feminista e inspirada na cosmovisão indígena – O que o currículo da escola tem a ver com isso?”.

Os debates contarão com a presença dos professores Armando de Castro Cerqueira Arosa (UFRJ), Ediclea Mascarenhas Fernandes (UERJ), Tyara Carvalho de Oliveira, professora especialista e orientadora educacional da Secretaria de Educação de Duque de Caxias (RJ) e a subsecretária de Desenvolvimento Educacional de Niterói, Ana Lúcia Schilke.

“Niterói segue inovando ao dar visibilidade a um conjunto de temas relevantes e ainda pouco explorados no cenário nacional. A partir das reflexões e práticas desenvolvidas na rede municipal, queremos qualificar a garantia do direito à educação das crianças e adolescentes, que se encontram temporariamente impossibilitados de ir à escola”, afirmou Ana Schilke.

Haverá ainda uma apresentação cultural denominada “Nhomonguetá Posanonga”, que na língua Tupinambá significa “conversa que cura”. O momento será mediado pelos indígenas da Universidade Pluriétnica Aldeia Marakanã, que irão partilhar saberes tradicionais, produção literária e arte.

Os interessados em participar do I Colóquio de Atendimento Educacional Hospitalar em Niterói devem ficar atentos, pois serão oferecidas apenas 150 vagas para o período da manhã e 30 vagas em cada uma das oficinas que serão realizadas durante a tarde. Para mais informações e inscrições acesse: https://doity.com.br/i-colquio-de-atendimento-educacional-hospitalar-e-domiciliar-em-niteri

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support