
Niterói recebe etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica e classifica cinco equipes para a fase estadual
Niterói foi palco de uma das maiores competições de robótica do país, neste sábado (16), ao receber a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025, no Centro de Formação Darcy Ribeiro, espaço da Rede Municipal de Educação, no Barreto. O evento reuniu cerca de 600 pessoas, sendo mais de 360 competidores de escolas públicas e privadas de Niterói, Rio de Janeiro, Petrópolis, Magé, Queimados e Resende. A etapa foi classificatória para as disputas estadual e nacional.
O evento contou com a participação de estudantes do ensino fundamental até o médio e técnico. Os competidores enfrentaram desafios práticos inspirados em situações reais da atuação de robôs autônomos.
A Escola Municipal João Brazil, referência em robótica na Rede Municipal de Niterói, brilhou mais uma vez e garantiu a classificação de cinco equipes para a etapa estadual, que acontecerá no próximo dia 30 de agosto, em Maricá. Os destaques foram as equipes JB Super Girls, medalha de prata na OBR Artística – Nível 1; JB Discovery, campeã de ouro; JB Defender, bronze, e JB Commander, quarta colocada no Resgate – Nível 1; além da JB Robotic Girls, que conquistou o ouro na OBR Artística – Nível 2.
O secretário municipal de Educação, Bira Marques, ressaltou a importância dos investimentos contínuos em tecnologia para a rede, acrescentando que, em breve, o Centro de Formação Darcy Ribeiro ganhará um clube de robótica.
“A robótica vem ganhando espaço na Rede, e isso é fruto de uma política planejada. Entregamos kits, notebooks e novos equipamentos para a João Brazil, que hoje se transformam em conquistas. Em breve, o Centro de Formação Darcy Ribeiro terá um Clube de Robótica, ampliando essa experiência para toda a Rede e fortalecendo a cultura da inovação em Niterói”, explicou Bira Marques.
Para os estudantes, a competição foi também um momento de superação e aprendizado. Emanuely Ribeiro é integrante da equipe JB Robotic Girls, que conquistou o primeiro lugar na robótica artística do nível 2 ao mostrar a cultura brasileira. Ela afirmou que a etapa regional em Niterói foi emocionante.
“A gente trabalhou em equipe, deu o nosso melhor e estamos muito felizes por essa conquista. É muito bom ver nosso esforço dando resultado, e é muito mais emocionante ganhar em casa”, afirmou a estudante da E. M. João Brazil.
Foto: Guto Rodriguez