Niterói recebe etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica e classifica cinco equipes para a fase estadual

Niterói foi palco de uma das maiores competições de robótica do país, neste sábado (16), ao receber a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025, no Centro de Formação Darcy Ribeiro, espaço da Rede Municipal de Educação, no Barreto. O evento reuniu cerca de 600 pessoas, sendo mais de 360 competidores de escolas públicas e privadas de Niterói, Rio de Janeiro, Petrópolis, Magé, Queimados e Resende. A etapa foi classificatória para as disputas estadual e nacional.

O evento contou com a participação de estudantes do ensino fundamental até o médio e técnico. Os competidores enfrentaram desafios práticos inspirados em situações reais da atuação de robôs autônomos.

A Escola Municipal João Brazil, referência em robótica na Rede Municipal de Niterói, brilhou mais uma vez e garantiu a classificação de cinco equipes para a etapa estadual, que acontecerá no próximo dia 30 de agosto, em Maricá. Os destaques foram as equipes JB Super Girls, medalha de prata na OBR Artística – Nível 1; JB Discovery, campeã de ouro; JB Defender, bronze, e JB Commander, quarta colocada no Resgate – Nível 1; além da JB Robotic Girls, que conquistou o ouro na OBR Artística – Nível 2.

O secretário municipal de Educação, Bira Marques, ressaltou a importância dos investimentos contínuos em tecnologia para a rede, acrescentando que, em breve, o Centro de Formação Darcy Ribeiro ganhará um clube de robótica.

“A robótica vem ganhando espaço na Rede, e isso é fruto de uma política planejada. Entregamos kits, notebooks e novos equipamentos para a João Brazil, que hoje se transformam em conquistas. Em breve, o Centro de Formação Darcy Ribeiro terá um Clube de Robótica, ampliando essa experiência para toda a Rede e fortalecendo a cultura da inovação em Niterói”, explicou Bira Marques.

Para os estudantes, a competição foi também um momento de superação e aprendizado. Emanuely Ribeiro é integrante da equipe JB Robotic Girls, que conquistou o primeiro lugar na robótica artística do nível 2 ao mostrar a cultura brasileira. Ela afirmou que a etapa regional em Niterói foi emocionante.

“A gente trabalhou em equipe, deu o nosso melhor e estamos muito felizes por essa conquista. É muito bom ver nosso esforço dando resultado, e é muito mais emocionante ganhar em casa”, afirmou a estudante da E. M. João Brazil.

Foto: Guto Rodriguez

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support