Niterói recebe exposição fotográfica sobre Modernismo

A exposição “Ciclo Modernismo: Olhar Popular” entrará em cartaz a partir das 19h, desta quarta-feira (10), até 28 de agosto, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Com uma instalação multimídia, a exposição reúne o trabalho de três fotógrafas que tiveram como provocação estética a Fotografia Modernista Brasileira. A exposição encerra o ciclo que celebrou o centenário da Semana de Arte Moderna – “Modernismo(s): a semana de 22 e o depois”, iniciativa da Secretaria das Culturas, com o apoio da Fundação de Arte de Niterói. A entrada é gratuita.

A mostra integrou equipes de três espaços culturais de Niterói: o Teatro Popular, o Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e o Solar do Jambeiro. Tendo como referência o pensamento modernista, e nomes como Alice Kanji, Gertrudes Altschul, José Yalenti, German Lorca e José Oiticica Filho, as artistas registraram transformações e atividades urbanas e culturais da cidade, com total liberdade criativa. A exposição é uma composição dessa vivência e prática sob o olhar das fotógrafas, que romperam as limitações estabelecidas no modernismo academicista.

“A iniciativa da Secretaria proporcionou uma nova perspectiva da Semana de 22. Convido a todos para participar e mergulhar nessa experiência modernista de Niterói”, destaca o secretário municipal das Culturas, Alexandre Santini. “Além da programação temática é interessante observar o olhar modernista de fotógrafas contemporâneas, de pessoas da atual geração, que refletem sobre uma estética criada a partir de um olhar modernista sobre a fotografia e sobre a própria exposição”.

Para Franciane Barbosa, uma das apoiadoras da exposição, “a cultura é o alicerce de uma nação e é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Por isso, é tão importante valorizar e investir em cultura, deixando um legado positivo para as gerações futuras”.

Sobre as artistas:

Karen Goldberg Eppinghaus

Fotógrafa com especial interesse na documentação do nosso povo e suas diversas manifestações culturais. Seu modo de ser e de viver, sua religiosidade, suas tradições, festas, e rituais são temas constantes em seu trabalho, assim como espetáculos e atos políticos, sempre sob a ótica do sentimento de pertencimento, da preservação da memória e da luta por um mundo mais igualitário, humanizado e solidário.

Hevelin Ferreira da Costa

Artista multimídia e professora transdisciplinar. Mestre pelo Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduada em Fotografia, Memória e Imagem na Cândido Mendes (IUPERJ). Graduada em Ciências Biológicas na Universidade Santa Úrsula. Possui ampla formação em fotografia e está cursando Licenciatura em Artes Visuais no Instituto de Artes da UERJ.

Ingrid Telino Pereira de Almeida

Fotógrafa, filmmaker e comunicadora. Atualmente está baseada em Niterói. Graduanda em Estudos de Mídia na Universidade Federal Fluminense (UFF) e integrante do coLAB – Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração. Artista multimídia interessada na codificação semiótica que emerge da cultura popular e dos espaços urbanos.

Serviço:

Exposição “Ciclo Modernismo: Olhar Popular”

Local: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno

Inauguração: 10/08 às 19h.

Encerramento: 28 de agosto

Entrada franca

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support