
Niterói recebe selo “Cidade Árvore do Mundo” pela quarta vez
A preocupação de Niterói com o meio ambiente tem chamado atenção internacional. Pela quarta vez, o município foi reconhecido como Cidade Árvore do Mundo (programa Tree City of the World) pela Fundação Dia da Árvore (Arbor Day Foundation) e pela FAO/ONU (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura). O certificado foi entregue durante o primeiro Simpósio das Cidades Brasileiras Árvores do Mundo — SCBAM, realizado em João Pessoa, na Paraíba.
O selo Tree City of the World (Cidade Árvore do Mundo) é concedido a localidades que demonstram compromisso com a manutenção e expansão de suas florestas urbanas. A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos de Niterói, Dayse Monassa, recebeu o prêmio em nome da Prefeitura.
“É uma honra receber esse prêmio pelo quarto ano consecutivo. Em todo o Brasil, apenas 34 cidades têm o selo. É o reconhecimento do compromisso de Niterói com a sustentabilidade, o planejamento urbano responsável e o cuidado com o meio ambiente”, disse Dayse.
A conquista de Niterói reflete a dedicação da administração municipal ao plantio e cuidado com as árvores, bem como ao planejamento, gestão e conservação das florestas urbanas: 56% do território da cidade é coberto por áreas verdes preservadas. Entre as políticas implementadas estão ações de reflorestamento, com mais de 150 mil mudas plantadas nos últimos anos, focando em espécies nativas da Mata Atlântica, como Pau-Brasil, Pau-Ferro e Sibipiruna. Além disso, mais de 60 mil árvores estão catalogadas no Sistema de Informações Geográficas da cidade, e os técnicos utilizam o projeto Arboribus para monitorar a flora urbana, avaliando cada árvore com base em suas características e interação com o ambiente.
Na área de saneamento, a cidade alcançou 100% da população atendida pelo serviço de abastecimento de água, 95,6% de cobertura no atendimento de esgoto e 100% de tratamento do esgoto coletado.
Foto: Divulgação