Niterói se prepara para receber o maior campeonato de ondas grandes do Brasil

Itacoatiara Big Wave será realizada na modalidade Tow In, com ondas entre 4 e 6 metros na Praia de Itacoatiara

Entre agosto e setembro, os maiores nomes do surfe de ondas grandes estarão de prontidão para encarar as lendárias ondas de Itacoatiara, em Niterói (RJ), durante a 7ª edição do Itacoatiara Big Wave (IBW). O campeonato internacional, que já integra o calendário oficial do surfe, será realizado exclusivamente na modalidade Tow In, em que os atletas são rebocados por jet-skis até as ondas que podem atingir entre 4 e 6 metros.

O IBW 2025 é uma realização da Associação de Surfe de Ondas Grandes e Tow In de Niterói, com apresentação da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e da Águas de Niterói, além de parceria esportiva com o SESC RJ.

“Niterói tem vocação natural para o esporte, especialmente nas modalidades ligadas ao mar e à natureza. O Itacoatiara Big Wave consolida a cidade como um dos principais palcos do surfe de ondas grandes no Brasil e no mundo. Além de projetar Niterói internacionalmente, o campeonato movimenta a economia, atrai visitantes e reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o incentivo à prática esportiva como instrumento de inclusão e qualidade de vida”, destaca o prefeito Rodrigo Neves.

Para o diretor-executivo da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves, o evento é muito importante em vários sentidos.

“A Águas de Niterói acredita no esporte como ferramenta de conscientização e qualidade de vida. Nosso investimento vai além do patrocínio — é um compromisso com a sustentabilidade e a preservação dos nossos recursos naturais”, reforça

Nomes de peso confirmados

Na categoria Times Masculinos, já estão confirmadas duplas como:
• Lucas Chumbo e Pedro Scooby (BRA),
• Gabriel Sampaio e Willyam Santana (BRA),
• Rodrigo Koxa e Vitor Faria (BRA),
• Nic Von Rupp (POR) e Clement Roseyro (FRA),
• Entre outros atletas do Chile, Itália e Inglaterra.

Na categoria Times Mulher-Homem, as duplas femininas terão atuação sobre a prancha, enquanto os homens pilotam os jet-skis. Estão previstas participações de:
• Michelle des Bouillons e Ian Cosensa (BRA),
• Laura Coviella (ESP) e Willyam Santana (BRA),
• Flor Caram (ARG) e Rafael Tapia (CHI), entre outros.

“O IBW impulsiona a economia local, fortalece o turismo e reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade. Itacoatiara é uma das praias mais bonitas e preservadas do Brasil, e traduz perfeitamente a vocação esportiva da cidade”, afirma Felipe Peixoto, secretário executivo da Prefeitura.

Estrutura reforçada e transmissão ao vivo

O campeonato terá transmissão ao vivo pelo Sport TV e contará com estrutura robusta: containers de apoio à comissão julgadora, área exclusiva para atletas e reforço no número de jet-skis para suporte e segurança.

“Pela primeira vez, teremos as finais transmitidas ao vivo na TV, ampliando a visibilidade do evento e valorizando a cidade, os atletas e a modalidade. A estrutura foi aprimorada, com mais jet-skis, conforto para os competidores e resistência às intempéries”, destaca Alexey Wanick, diretor executivo do Itacoatiara Big Wave.

Julgamento por janela de swell

A janela de espera será entre agosto e setembro, e o evento ocorrerá apenas quando as condições estiverem ideais. O Sinal Amarelo será emitido de 5 a 7 dias antes, indicando a aproximação de um swell favorável. Com a confirmação, o Sinal Verde anunciará oficialmente a data da competição.

Premiação e categorias

Os atletas disputarão em duplas nas categorias Times Masculinos e Times Mulher-Homem, com premiação total de R$ 96 mil. No Time Masculino, os atletas se revezam entre a prancha e o jet-ski. Já no Time Mulher-Homem, a mulher surfa enquanto o homem pilota.

Histórico da competição

Criado em 2019, o IBW inovou ao incluir a categoria feminina na estreia. A competição evoluiu da remada para o Tow In a partir de 2022, consolidando-se como uma das principais do Brasil. Os atuais campeões são Lucas Chumbo e Pedro Scooby (Time Masculino) e Michaela Fregonese e Nando Fernandes (Time Mulher-Homem).

“Assim como o surfe, o Sesc valoriza o esporte como um estilo de vida que traduz a identidade fluminense. Apoiar o IBW é associar nossa marca a um movimento que une esforço físico, consciência ambiental e cultura”, afirma Antonio Florencio de Queiroz Júnior, presidente do Sesc RJ.

Parcerias e sustentabilidade

O IBW 2025 conta com apoio da ACIERJ e patrocínio de marcas como Plaza Shopping, Track & Field, Predial Net, Jappa da Quitanda, Puro Suco, Red Bull, Segna Seguros, Tidelli, SGA Toyota e Global Med.

Fotos: Divulgação Tony D’Andrea

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support