Niterói se prepara para uma Semana de Direitos Humanos que será repleta de atividades e reflexões

De 9 a 14 de dezembro, a cidade será palco da “Semana de Direitos Humanos – Construindo Caminhos Solidários”, um evento que promete movimentar Niterói com uma variada programação que inclui debates, palestras, um simpósio e festivais, todos voltados para a celebração dos direitos humanos e da diversidade.

A abertura do evento será no dia 9, às 14h, na Sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos, e trará grandes nomes para o público. A Profª Drª Bárbara Carine, vencedora do Prêmio Jabuti/2024, e a ativista dos povos indígenas Eliane Potiguara estarão presentes para iniciar a Semana com discussões enriquecedoras. Além disso, o encerramento do dia contará com um show imperdível do pianista, cantor e compositor pernambucano Zé Manoel, indicado ao Grammy Latino em 2021, que promete encantar a todos com sua música.

No dia 10, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) abre as portas para o encerramento do projeto “Raízes da Diversidade”, desenvolvido pela Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial (SUPIR) da SMDHC em Unidades de Educação do Município. A partir das 13h, serão apresentadas produções resultantes do projeto que trabalhou a temática antirracista, como textos, desenhos e apresentações culturais ligadas ao funk, hip-hop e samba, de alunos de quatro unidades escolares da Rede Municipal de Educação de Niterói: E. M. Portugal Neves, E. M. Levi Carneiro, UMEI Margareth Flores e UMEI Lizete Maciel. Será uma excelente oportunidade para apreciar arte e cultura que refletem a diversidade e riqueza da nossa sociedade.

No dia 12, acontecerá o Simpósio Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que será realizado na Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF-Gragoatá – Bloco F), em São Domingos, a partir das 9h30. Na parte da manhã, será realizado um painel com participação de Juliana Sanches, Pesquisadora da UFF e Diretora do ILÊ – Instituto Liberdade e Emancipação; Victor de Wolf, Criador do Grupo Diversidade Niterói e Presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transsexuais e Intersexos (ABGLT); Adel Bakkour, ex-Coordenador do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI-Rio); e Carla Marques, Professora e Pesquisadora-Adjunta do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN). A programação da tarde se iniciará às 14h, no prédio das Ciências Sociais da UFF (Bloco O – Gragoatá), com apresentações de trabalhos inscritos organizados em dois eixos: “Ditadura, repressão, movimentos sociais e cidadania” e “Migrantes, refugiados e apátridas; e direitos humanos e educação, gênero e diversidade, direitos das crianças e dos adolescentes, direitos dos idosos, intolerância religiosa e igualdade racial”. Fechando o Simpósio, às 16h30, acontecerá a palestra do Defensor Público Federal, Defensor Regional dos Direitos Humanos, Mestre em
Políticas Públicas e Administração Pública e Pós-Graduado em Direitos Humanos, Thales Arcoverde Treiger, com o tema “Avanços e Desafios na Pauta dos Direitos Humanos”, tendo um recorte na inclusão e diversidade.

Já no dia 13/12, a programação tem como foco a população migrante, refugiada e apátrida. Às 9h, no Auditório da Faculdade de Enfermagem da UFF, servidores de Niterói participarão do Seminário “Saúde da População Migrante, Refugiada e Apátrida”. Este seminário contará com palestras e oficinas promovidas pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), pelo Comitê Técnico Estadual de Saúde Integral da População Imigrante e Refugiada e pela Secretaria Municipal de Saúde e Fundação Municipal de Saúde. Simultaneamente, das 9h às 15h, na Cúpula do Caminho Niemeyer, acontece a Rota de Direitos em parceria com a Defensoria Pública Estadual, oferecendo serviços gratuitos para migrantes, refugiados e apátridas, como auxílio na situação migratória, regularização de documentos, assistência jurídica, orientações e serviços de assistência social, entre outros serviços oferecidos por secretarias municipais, órgãos e entidades parceiras.

O encerramento da Semana será no dia 14/12, a partir das 10h, com a primeira edição do Samba da Diversidade, um evento que promete ser inesquecível, celebrando a riqueza e a história do samba. Com a apresentação do renomado grupo carioca Moça Prosa, o público será brindado com um repertório especial dedicado às matriarcas do samba, figuras essenciais que moldaram e enriqueceram esse gênero musical tão querido. Além de homenagear as grandes compositoras e intérpretes, a proposta do evento é promover um espaço inclusivo, onde a diversidade de vozes e ritmos se encontram. Venha se deliciar com a beleza e a força do samba, celebrando a cultura e a resistência, em um dia de alegria e respeito às raízes. Participe e faça parte dessa festa vibrante.

Programação
09/12 – Cerimônia de Abertura e palestras com a Profª Drª Bárbara Carine e a Profª Eliane Potiguara – Sala Nelson Pereira dos Santos (14h)
10/12 – Festival Raízes da Diversidade – MAC (13h)
12/12 – Simpósio Direitos Humanos e Cidadania – Auditório da Faculdade de Economia da UFF – Gragoatá (09h30)
13/12 – Seminário de Saúde da População Migrante, Refugiada e Apátrida – Auditório da Faculdade de Enfermagem da UFF – Centro (9h)
13/12 – Rota de Direitos para a população Migrante, Refugiada e Apátrida – Cúpula do Caminho Niemeyer (9h às 15h)
14/12 – Samba da Diversidade – Grupo Moça Prosa (10h).

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support