Niterói sedia a 78ª Reunião Anual da SBPC e reforça vocação para a ciência e a inovação

A programação da 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento científico da América Latina, começa neste domingo (26), reunindo uma série de atrações gratuitas que serão realizadas até o dia 1º de agosto. A abertura acontece no Distrito de Inovação da Cantareira e a programação segue no Campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura de Niterói e a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), com o apoio da Fundação Itaú.

Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (24), no Campus Gragoatá da UFF, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio da Nóbrega, e a diretora da SBPC, professora Ana Tereza Vasconcelos, representando a presidente da entidade, Francilene Procópio Garcia, apresentaram os principais destaques da programação e destacaram a importância da realização do encontro para o fortalecimento da ciência, da inovação e da produção do conhecimento no Brasil.

“Receber a Reunião Anual da SBPC reforça a vocação de Niterói como uma cidade que acredita na ciência, na inovação e na produção do conhecimento. Estamos construindo uma economia baseada no conhecimento, com investimentos em pesquisa aplicada, no fortalecimento das nossas universidades e na criação de um ambiente favorável à inovação e ao desenvolvimento. É uma honra sediar um evento dessa dimensão e receber pesquisadores, estudantes e visitantes de todo o Brasil”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

Com o tema “Ciência para todos: soberania, desenvolvimento e inclusão”, a agenda da 78ª Reunião da SBPC contempla experiências interativas, apresentações culturais, feiras literária e solidária, exposições e atividades científicas, com diversas ações de popularização da ciência. São mais de 700 atividades científicas e culturais e 500 palestrantes de todo o país.  

“Estamos muito felizes por realizar a 78ª Reunião Anual da SBPC em Niterói. A cidade e a UFF nos acolheram para uma edição que celebra a ciência brasileira e reforça o compromisso da SBPC de aproximar a ciência da sociedade. Preparamos uma programação gratuita e aberta ao público, que reúne pesquisadores, estudantes e visitantes de todas as idades para mostrar como a produção científica contribui para o desenvolvimento do país e está presente no cotidiano das pessoas”, afirmou a diretora da SBPC, professora Ana Tereza Vasconcelos.

A programação contempla também planetários, robôs inteligentes, museus itinerantes, shows, palestras e conferências sobre temas estratégicos para o futuro do Brasil e do mundo. A expectativa é de que cerca de 50 mil pessoas venham de todo o país para acompanhar o encontro, que volta ao estado do Rio de Janeiro após 32 anos.

“A Reunião Anual da SBPC reafirma o papel da ciência e da tecnologia como instrumentos essenciais para o desenvolvimento social e para a soberania do país. Além de reunir os principais pesquisadores do Brasil, o evento tem como característica fundamental aproximar a população da produção científica, com uma programação gratuita e aberta a todos”, destacou o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio da Nóbrega.

De olho no roteiro – A tenda da SBPC Jovem proporcionará experiências imersivas, lúdicas e educativas para que os estudantes possam aproveitar o período de férias escolares a partir da união entre diversão e ciência. O espaço de 2,4 mil metros quadrados receberá a montagem de dois planetários, em que crianças e demais visitantes poderão observar imagens do Universo, da Via Láctea e do planeta Terra.

Outra atividade confirmada é o Elevador Geo-Paleontológico da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que oferece uma viagem no tempo na qual o público poderá conhecer diferentes camadas rochosas, fósseis e compreender a dinâmica das placas tectônicas responsáveis pela movimentação dos continentes. Além das aventuras pelo passado, a tenda também apresenta inovações tecnológicas, como o Zequinha, um robô inteligente capaz de conversar, criar arte e estabelecer interações semelhantes às humanas, integrando robótica, inteligência artificial e expressão artística.

O local também terá como destaque “O Circo da Ciência”, que reunirá 16 centros e museus de diferentes regiões do Brasil, como o Museu Nacional da UFRJ e a Casa da Descoberta da UFF. Ao longo da semana, serão realizadas outras diversas ações de popularização da ciência, incluindo as atividades itinerantes da “Ciência Móvel” e as exposições da área de saúde que acontecem no espaço da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Para os apaixonados por tecnologia, a ExpoT&C, um dos espaços mais visitados da Reunião, traz novidades que valorizam a integração entre setor público, privado e comunidade acadêmica. A tenda, com mais de 4 mil metros quadrados, contará com a presença de diversas instituições ligadas à inovação. Para pesquisadores, estudantes universitários e profissionais, o espaço é também uma oportunidade de networking, permitindo o encontro entre diferentes projetos e iniciativas que movimentam a produção científica brasileira.

Programação valoriza a inclusão na ciência – Na SBPC Cultural, a programação integra a diversidade de linguagens artísticas. Com exibição de curtas e longas-metragens, como o “Circuito Tela Verde”, voltado para o debate de sustentabilidade e meio-ambiente, além de oficinas de dança e percussão “Boi das Águas Escondidas”. As atividades criam um espaço dinâmico de troca entre múltiplas expressões culturais. Haverá também apresentações musicais como a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF, roda de hip-hop e roda de samba.

Pelo segundo ano, o evento conta com o núcleo Gênero, Diversidade e Equidade, que tem como objetivo a promoção da equidade como componente fundamental da excelência científica. O espaço contará com conferências, rodas de conversa e mesas-redondas acerca de temas como Mulheres na Ciência, Enfrentamento da Violência de Gênero, Desafios da População Trans e Travesti e a Interseccionalidade na Ciência e Tecnologia, além de promover um Ato Contra o Feminicídio.

Outra comissão temática com uma gama de atividades confirmadas é a SBPC Afro, Indígena e Comunidades Tradicionais. Durante toda a semana, os participantes poderão acompanhar a Exposição Cidade Imaginária Antirracista, um experimento estético político-pedagógico premiado e que representou a UFF no Rio Innovation Week. O eixo terá ainda um coral indígena, divulgação de saberes ancestrais na área da saúde, relato de experiências de estudantes indígenas e quilombolas nas Universidades, e demais oficinas, rodas de conversa e mesas-redondas.

Ciência debate o futuro do Brasil e do mundo – O evento tem como eixo central a programação científica, que reúne os principais pesquisadores, cientistas e personalidades do país para refletir sobre temas atuais e de interesse da sociedade, como sustentabilidade, mudanças climáticas, inteligência artificial, saúde, educação, inovação, tecnologia e políticas públicas, reforçando o papel da ciência como ferramenta para enfrentar os desafios contemporâneos globais.

As atividades científicas da 78ª Reunião da SBPC incluem 63 minicursos, 60 conferências e 88 mesas-redondas que articulam debates relacionados ao tema central da edição, “Ciência Para Todos: Soberania, Desenvolvimento e Inclusão”, destacando o papel estratégico da ciência nas políticas públicas e no planejamento de longo prazo do país.

Um dos destaques é o espaço destinado à rede social Tiktok, onde haverá a cerimônia de premiação do “Prêmio Tik Tok SBPC 2026”, iniciativa com foco em reconhecer criadores de conteúdo e instituições que atuam com comunicação de conteúdo cientificamente embasado. Sessões de pôsteres, premiações e debates sobre soberania tecnológica, biodiversidade e financiamento da ciência também integram a programação do evento.

Outro componente da agenda do encontro anual são as sessões especiais, que contam com atrações para unir a comunidade científica. Entre elas estão o anúncio dos finalistas ao Prêmio Jabuti Acadêmico; uma homenagem aos 75 anos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Quanto aos minicursos, as inscrições já estão abertas e disponíveis no site da SBPC (https://reunioes2.sbpcnet.org.br/programacao/mc/), bem como a divulgação completa de horário e locais em que serão realizados. Os temas incluem inteligência artificial, astronomia, química forense e mudanças climáticas.  

Encerrando a programação, o dia 1º de agosto será marcado pelo Dia da Família na Ciência. Nas tendas da SBPC Jovem e da ExpoT&C, crianças, jovens e adultos poderão participar de atividades interativas, conhecer experiências científicas e conversar com pesquisadores, em uma iniciativa que reforça a proposta da SBPC de aproximar a ciência da sociedade.

Serviço – 78ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Data e hora:

Abertura: 26/07, às 17h30
Programação: de 27/07 a 01/08, das 9h às 20h

Local:
Abertura: Distrito de Inovação: Estação Cantareira
Programação: Universidade Federal Fluminense – UFF (Campus Gragoatá).
Endereço: Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis – São Domingos, Niterói – RJ, 24210-201

Confira a programação completa: https://sbpc.uff.br/atividades/

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support