
Niterói sediará seminário internacional de economia criativa em novembro
O secretário de Ações Estratégicas e Economia Criativa de Niterói, André Diniz, se reuniu nesta segunda-feira (6/10) com Pedro Baganha, vereador e secretário de Urbanismo da cidade do Porto, em Portugal. Em novembro, o especialista português estará em Niterói como um dos palestrantes de um seminário internacional de economia criativa.
André Diniz ressaltou o quanto as duas cidades, que passaram por importantes transformações nos últimos 12 anos, podem trocar experiências.
“Niterói e Porto entendem que as cidades precisam ser pujantes, atraentes e interessantes culturalmente, sem deixar de oferecer infraestrutura e qualidade de vida para seus cidadãos”, disse o secretário, lembrando que as duas cidades estão inseridas em regiões densas, contam com importantes universidades e possuem importância histórica, política e cultural.
“Nos últimos 12 anos, o Porto trabalhou na recuperação de seu patrimônio histórico, no incentivo à cultura e ao turismo. Ocupamos espaços degradados e assim ganhamos em segurança, incentivamos a economia criativa e a qualidade de vida. Uma cidade só é boa para o turismo se for boa para sua população”, afirmou Pedro Baganha.
O secretário de Urbanismo do Porto também falou sobre a “internacionalização” da cidade. Pedro Baganha explicou que a troca de experiências é muito importante e que hoje, diferentemente do que acontecia há 12 anos, a cidade é respeitada na Europa. Segundo ele, isso se traduz em investimentos, geração de empregos e no fortalecimento de ações que fazem do Porto uma cidade cada vez mais confortável para seus cidadãos.