Niterói Semana de Dança 2025 leva espetáculos, oficinas e palestras para o Theatro Municipal

De terça-feira (8) a domingo (13), o Theatro Municipal recebe uma programação intensa para os apaixonados pelo mundo da dança. A Niterói Semana de Dança 2025 oferece mais uma edição na unidade cultural cheia de workshops, palestras, mesa redonda com debates, área externa para performances, shows e participações especiais. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Niterói, através da Fundação de Arte de Niterói, da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) e da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói (CBCN).

“A Semana de Dança é uma tradição na nossa cidade. Todo ano acompanhamos espetáculos maravilhosos e vemos surgir frutos do intercâmbio cultural que acontece entre os bailarinos de Niterói com os de outros lugares do Brasil e do Mundo. A dança é uma expressão artística que move todos nós. Desde crianças a adultos, todos nos contagiamos e encantamos pelos passos e ritmos dos dançarinos. Espero que todos possam curtir mais essa edição belíssima e recheada de atrações!”, celebrou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

A Niterói Semana de Dança é o maior festival de dança da região metropolitana com mostra de dança, workshops, palestras, mesa redonda com debates, área externa para performances, tudo de forma gratuita. Todas as modalidades são bem-vindas e a ideia é promover um grande encontro de troca de saberes entre alunos, amadores, profissionais e amantes da dança. Toda esta programação faz com que o evento além de artístico tenha um caráter informativo e educacional para o desenvolvimento da dança.

Em 2025 a homenageada será Jeanete Guenka, bailarina da CBCN desde 1993, é formada pela Escola Municipal de Bailados de SP e teve como uma de suas mestras Toshie Kobayashi. Sua carreira profissional inclui: Cia de Dança do Palácio das Artes (BH), Ballet da Cidade de São Paulo, Victor Navarro Cia de Dança, Cia Artha de Dança e Sylvio Dufrayer Cia de Dança. Além disso, foi da diretoria do Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro.

Para Micaela Costa, presidente da FAN, o evento é mais do que uma celebração da dança, é um instrumento de democratização do acesso à arte, com programações gratuitas e acessíveis.  

“Ao reunir centenas de profissionais da dança e envolver milhares de espectadores, a Semana de Dança contribui para: fortalecer o circuito cultural de Niterói; estimular a formação de plateia; apoiar a profissionalização de bailarinos e grupos independentes e promover o diálogo entre diferentes estilos e gerações da dança. Além disso, o evento reforça o papel da cidade como polo criativo e inovador, com políticas públicas voltadas ao estímulo de nossa vocação artística”

A realização da Niterói Semana de Dança 2025 corrobora com um marco no calendário de Niterói, tornando-se um pólo de desenvolvimento artístico cultural para a história da dança na cidade. Ao reunir artistas, intelectuais, pesquisadores e plateia em prol da dança, a Niterói Semana de Dança 2025 transforma-se em ferramenta na formação da cidadania através da transformação sociocultural.

Confira a programação completa:

Terça-feira, 8 de Julho, às 19h

Espetáculo ‘Dançando Villa’ – Curitiba Cia de Dança

Para a noite de abertura da NSD 2025 o espetáculo escolhido foi “Dançando Villa” d Curitiba Cia de Dança, que é inspirado em Heitor Villa-Lobos, tanto na sua música, quanto na sua vida e personalidade. Fundada em 2013 pela empresária e bailarina Nicole Vanoni, a Curitiba Cia de Dança surgiu com a proposta de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea, além de preservar e reinterpretar repertórios clássicos. Em seguida iniciaremos as apresentações dos bailarinos independentes, grupos amadores, academias, escolas de danças e profissionais inscritos na NSD 2025.

Quarta-feira, 9 de Julho, às 19h

Espetáculo ‘Aruc’ – Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

Na abertura do segundo dia da Niterói Semana de Dança 2025 teremos um trecho do espetáculo ‘ARUC’ do coreógrafo Allan Falieri. A ideia por trás de ARUC é a possibilidade de externalizar o nosso avesso, de entender o ser humano como um ser complexo, com suas subjetividades. Em seguida iniciaremos as apresentações dos bailarinos independentes, grupos amadores, academias, escolas de danças e profissionais inscritos na NSD 2025.

Quinta-feira, 10 de Julho, às 19h

Espetáculo ‘M I R A R E’ – Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

M I R A R E é o espetáculo da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói com coreografia e concepção de Tamara Catharino. É a tentativa de tornar mais do que apenas visível, mas sentido no corpo, as sensações que interpelam o imaginário coletivo. O espetáculo surge no encontro do D E S E J O com o M I S T É R I O. Em seguida iniciaremos as apresentações dos bailarinos independentes, grupos amadores, academias, escolas de danças e profissionais inscritos na NSD 2025.

Sexta-feira, 11 de Julho, às 19h

Espetáculo ‘Arteiros’ – Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

Arteiros foi montado a partir da junção de tradicionais jogos lúdicos, exercícios laborais, cantigas de rodas, lendas antigas e o atual TikTok. Utilizando cores fortes e reflexivas, a estética deste trabalho se torna atraente e conectiva. Na construção da coreografia, buscou-se resgatar memórias de infância dos bailarinos e instigar as ações de travessuras e manhas que faziam nessa época. Em seguida iniciaremos as apresentações dos bailarinos independentes, grupos amadores, academias, escolas de danças e profissionais inscritos na NSD 2025.

Sábado, 12 de julho, às 18h

Espetáculo ‘Ontem, Hoje, Agora’ – Companhia de Ballet da Cidade de Niterói

O espetáculo se constitui em uma trilogia de coreografias montadas pelos bailarinos-coreógrafos, Bruna Lopes, Diego Cruz e Robson Schmoeller, que são integrantes da Companhia de Ballet da Cidade de Niterói. O mote principal para as montagens foi o poema da Conceição Evaristo “Vozes-mulheres” que instigou a composição de uma trilogia, cujo olhar reflexivo e coreográfico se refere ao questionamento de como essas vozes das mulheres do nosso passado ressoam nos dias de hoje. Em seguida iniciaremos as apresentações dos bailarinos independentes, grupos amadores, academias, escolas de danças e profissionais inscritos na NSD 2025.

Domingo, 13 de julho, às 18h

Noite de Gala da Nierói Semana de Dança 2025

Uma grande celebração que contará com a participação de diversos grupos selecionados durante os cinco dias de mostra de dança. Para a abertura da noite a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói apresentará um trecho do espetáculo Pedra Doce – Poética de Cora Coralina. Além da homenagem a nossa bailarina Jeanete Guenka. Teremos a participação especial da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa com o espetáculo ‘Marrissimo’.

SERVIÇO:

Niterói Semana de Dança 2025

Datas: Terça a domingo, 8 a 13 de julho de 2025

Horários: 19h (terça a sexta) e 18h (sábado e domingo)

Classificação indicativa: Livre

Entrada Gratuita | Retirada de 1 ingresso por pessoa na bilheteria, 1h antes do início do espetáculo, mediante a doação de alimento não perecível

Local: Theatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support