Niterói vai sediar a Fundação Oscar Niemeyer e receber o Memorial Oscar Niemeyer

A ligação de Oscar Niemeyer com Niterói vai ficar ainda mais forte. A cidade, que é a segunda do mundo com mais obras do arquiteto — atrás apenas de Brasília —, foi escolhida para sediar a Fundação Oscar Niemeyer e receber o Memorial que leva o nome do gênio do modernismo brasileiro. Nesta terça-feira (3), o prefeito Rodrigo Neves e o presidente da Fundação Oscar Niemeyer, José Fernando Aparecido de Oliveira, assinaram o convênio que vai transformar a Cúpula do Caminho Niemeyer na sede da Fundação e do Memorial Oscar Niemeyer.

O evento foi realizado no Museu de Arte Contemporânea (MAC), um dos projetos mais icônicos de Niemeyer e símbolo da cidade, e reuniu autoridades municipais, representantes da Fundação e convidados.

“É um dia especial e histórico para as atuais e futuras gerações. Com a assinatura deste acordo, Niterói passa a abrigar a sede da Fundação Oscar Niemeyer, com todo o acervo desse gênio da arquitetura. Niemeyer foi um dos maiores gênios da humanidade, e a instalação da Fundação em nossa cidade é muito importante para Niterói e para o Brasil”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

Quando a sede da Fundação e o Memorial estiverem prontos, mais de 20 mil itens de Oscar Niemeyer estarão reunidos em Niterói, em um acervo tombado pela Unesco. Entre as peças, há originais e cópias de croquis, conjuntos de plantas arquitetônicas e álbuns produzidos para apresentação de projetos a clientes. O acervo inclui ainda desenhos diversos, como paisagens, estudos e ilustrações.

O espaço contará com uma área ampla destinada à guarda do material, mobiliário adequado, além da instalação de um laboratório para pequenos restauros e confecção de embalagens especiais. Também estão previstos um centro de pesquisa e estudos sobre a obra de Niemeyer e a arquitetura moderna, além de exposição permanente aberta ao público.

“Era o desejo do Oscar que aquela cúpula recebesse o acervo, com uma exposição permanente, um memorial e um museu. A Cúpula é perfeita para isso. Prefeito, não tenho palavras para agradecer não só a sua sensibilidade, mas também a sua competência, determinação e rapidez. O legado de Oscar Niemeyer agora estará em casa, em Niterói, naquela cúpula maravilhosa, com um museu, um memorial e um centro de pesquisa. São mais de 20 mil documentos que estarão disponíveis para pesquisadores e para o público em geral. Só temos palavras de gratidão à Prefeitura de Niterói”, afirmou José Fernando Aparecido de Oliveira, presidente da Fundação Oscar Niemeyer.

Além das futuras instalações da Fundação e do Memorial, Niterói abriga outros projetos de Oscar Niemeyer abertos à visitação, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Memorial Roberto Silveira, a Estação Hidroviária de Charitas, a Praça JK, o Teatro Popular Oscar Niemeyer e o Reserva Cultural. Em breve, também farão parte da paisagem da cidade o Museu do Cinema Brasileiro, a nova Catedral São João Batista (católica) e a Catedral Evangélica.

Também participaram do evento o presidente do Caminho Niemeyer, Felipe Bevilacqua, a secretária das Culturas, Julia Pacheco, o secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas, André Diniz, a primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves, e familiares de Niemeyer, como o sobrinho João Niemeyer.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support