Nova norma para coleta de resíduos em condomínios começa a valer em Niterói

Nesta segunda-feira (06), entrou em vigor a nova norma sobre o acondicionamento e a disposição de resíduos para coleta residencial em prédios multifamiliares. Os condomínios tiveram um prazo de seis meses, contados desde a publicação da Lei 3.987/2025, que altera o Código de Limpeza Urbana do Município, para se adequarem às novas exigências. Os resíduos deverão ser acondicionados obrigatoriamente em recipientes plásticos com tampa e duas rodas, com capacidade de 120 ou 240 litros, e dispostos em sacos plásticos pretos de 100 litros, evitando o contato direto com os recipientes.

Desde maio, a Prefeitura de Niterói, por meio das equipes de Sustentabilidade da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), vem realizando ações de conscientização nos bairros, orientando moradores e síndicos sobre como se adaptar corretamente à nova determinação.

“Mesmo antes da nova lei, muitos condomínios já adotavam os contêineres para a colocação dos resíduos, com excelentes resultados, porque evitam que animais espalhem os resíduos, deixando as ruas mais limpas e valorizadas. Além disso, sem precisar recolher resíduos espalhados, a operação da coleta fica mais eficiente, o que evita atraso nas rotas dos caminhões”, afirmou Acílio Borges, presidente da Clin.

Os técnicos explicam que o descarte inadequado, diretamente no chão, torna os resíduos vulneráveis à ação de animais, vento, chuva ou mesmo catadores, antes da chegada do caminhão de coleta. Com a adoção dos contêineres, é possível reduzir a poluição visual e o mau cheiro, além de evitar a proliferação de ratos, baratas, mosquitos e outros vetores de doenças. Os moradores também são lembrados sobre a importância de respeitar os horários corretos de coleta em suas regiões.

Manuel Pestana, síndico de um condomínio em Icaraí, destaca uma importante melhoria desde a implantação do sistema de coleta de lixo:

“Desde 2019, adotamos o sistema de contêineres para a coleta de lixo. Com essa mudança, eliminamos os antigos sacos deixados nas calçadas, que causavam sujeira, obstruíam bueiros e agravavam os problemas em dias de chuva. Atualmente, os contêineres ficam guardados durante o dia e são colocados na calçada pouco antes da chegada do caminhão da Clin, que realiza a coleta no local adequado. O sistema tem funcionado muito bem e é amplamente aprovado pelos moradores, que antes enfrentavam um cenário de desordem nas calçadas”, destacou.

Priscila Santos, profissional da Clin há 14 anos, faz parte de uma equipe que está no bairro de Santa Rosa realizando um trabalho de conscientização ambiental.

“Estamos desenvolvendo um trabalho de conscientização ambiental, com o objetivo de informar os moradores dos condomínios sobre a conteinerização. Essa iniciativa visa melhorar o descarte de resíduos, contribuindo para a organização da cidade e para a saúde pública”, destacou.

Foto: Lucas Benevides

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support