Obras da praça Dom Navarro, em Icaraí, recebem ordem de início da Prefeitura de Niterói

A Prefeitura de Niterói deu início, nesta segunda-feira (15), às obras da praça Dom Navarro, na avenida Ary Parreiras, em Icaraí. A cerimônia de assinatura da ordem de início contou com a presença do prefeito Axel Grael e de outras autoridades do município e marcou o começo da segunda fase da reforma do espaço. Depois de ter toda a estrutura renovada, o local vai receber paisagismo e equipamentos de lazer para a população. 

A recuperação da praça Dom Navarro começou com a instalação de vigas pré-moldadas e de painéis para a recomposição dos 230 metros da laje, que tem cerca de 10 metros de largura. Essa etapa, marcada pelo caráter emergencial, garantiu que o comprometimento da estrutura não gerasse outras repercussões para os moradores do entorno. O prefeito Axel Grael, que acompanhou todo andamento da obra, comentou a importância desse cuidado na hora de reconstruir a praça: 


“Depois que a estrutura da praça ficou comprometida, tivemos que agir com agilidade para evitar inundações e outras situações que colocariam a população em risco. Após essa fase de execução de infraestrutura, vamos entregar uma nova praça para a comunidade. É muito gratificante ver o quanto os moradores acompanham os avanços que fazemos aqui. A praça Dom Navarro vai voltar a ser um ponto de encontro para as pessoas, com paisagismo, equipamentos voltados para o lazer, bem-estar e recreação”, celebrou o prefeito. 

O novo projeto da praça, que não tem caráter emergencial, demandou uma nova licitação. Realizada pela Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), a iniciativa prevê a instalação de brinquedos, academia da terceira idade e outros equipamentos para a diversão da população.

“Essa foi uma obra complicada e de difícil acesso. Superamos diversos problemas técnicos e, finalmente, estamos cada vez mais próximos de entregar uma nova praça Dom Navarro para a população. Nosso foco é construir um espaço que atenda bem a todos os usuários”, afirmou o presidente da Emusa, Antonio Lourosa, que também participou da cerimônia de início das obras. 


Outras autoridades também acompanharam a solenidade. Entre elas, Luis Vieira, secretário de Administração; Rubia Secundino, secretária de Governo; Vicente Temperini, secretário de Obras; e Ricardo Lanzellotti, secretário de Conservação e Serviços Públicos. O valor de recuperação do espaço é de R$ 1,8 milhão, com prazo de conclusão de 5 meses a partir da ordem de início. 

A cerimônia de ordem de início também atraiu moradores que, ansiosos pelo retorno da vida na praça, acompanharam a apresentação do projeto. A senhora Guilhermina Santos de Freitas, que já mora há anos na Avenida Ary Parreiras, destacou a importância da praça para o bairro.


“Sempre frequentei a praça e ela tem grande significado pra mim. Num momento difícil, em que eu estava doente, eu só conseguia caminhar até aqui e sempre fui muito bem acolhida pelos moradores. Quando a gente viu que a obra começou, ficamos muito felizes. A expectativa da revitalização não para de crescer. Espero que o espaço fique lindo e volte a receber idosos, crianças e cachorrinhos!”, concluiu a moradora.

Foto: Lucas Benevides

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support