Orla Viva estreia neste domingo (27): música, esporte e inclusão marcam estreia do projeto que vai reinventar o uso da Praia de Icaraí

Música, esporte, sustentabilidade e uma nova utilização da Praia de Icaraí. O projeto Orla Viva, que estreia no domingo (27), vai promover o fechamento da pista da praia junto ao calçadão, no sentido São Francisco. Previsto para acontecer aos domingos, o projeto dura das 7h às 18h e vai contar com shows, programações de dança e teatro, atividades acessíveis para pessoas com deficiência, o Bike Anjo e outros projetos educativos. Ao longo do dia, operadores vão atuar ordenando o trânsito e orientando motoristas e moradores. O projeto é uma realização da Prefeitura de Niterói, através da Administração Regional de Icaraí, a Secretaria Executiva, a Nittrans e a Coordenadoria Niterói de Bicicleta.

A Praia de Icaraí é um dos pontos mais frequentados de Niterói. Além dos turistas, pessoas de todas as regiões da cidade veem esse espaço como um lugar de lazer, esporte, saúde e de construção de laços comunitários. A praia também é um polo importante e acessível para pessoas com deficiência.

“Expandir o uso da Praia de Icaraí é uma demanda antiga da população que sempre quisemos tirar do papel. A orla de Niterói é um cenário privilegiado que preenche a vista de quem passa. A praia é um ponto de convergência de vários públicos que queremos impulsionar o potencial. Todos os dias, famílias, pessoas com deficiência, esportistas, ciclistas e pets frequentam as areias e o calçadão. Dessa forma, ainda estimulamos práticas mais sustentáveis e impulsionamos o comércio local”, explicou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Com a sustentabilidade em foco, cidades do mundo inteiro estão sendo repensadas para priorizar o uso dos espaços por pessoas ao invés de automóveis. No Brasil, Rio e São Paulo são exemplos bem sucedidos de projetos semelhantes ao Orla Viva. A mobilidade urbana atrelada à preservação do meio ambiente já faz parte das políticas públicas da cidade e essa iniciativa reforça esse compromisso. Esse movimento, que ressignifica uma das principais vias de Niterói, impulsiona o uso da bicicleta, as atividades físicas e a presença da população ao ar livre.

Outro destaque do Orla Viva são as atividades que contemplam diversos públicos. O Arte na Rua, promovido pela Fundação de Arte de Niterói (FAN), apresenta três atrações ao longo do dia: às 8h30, Luciano Mota oferece aula de dança; às 10h, o grupo Lekolé apresenta um musical infantil; e às 15h o grupo Forró Arrumadinho se junta a Karina Pontes num show animado. Além disso, das 8h às 12h, o grupo Bike Anjo realiza mais uma edição do projeto. 

Voltado para o público com deficiência, o projeto Praia Sem Barreira, da Coordenadoria Municipal de Acessibilidade, oferece vivências esportivas pautadas pela inclusão. Entre as atividades, acontecerão canoagem, basquete com cadeiras de rodas, vôlei sentado, futebol na areia e mais. A Nittrans e a Coordenadoria Niterói de Bicicleta também vão oferecer barraquinhas com material educativo.

Em prol de complementar o funcionamento do projeto, um esquema de trânsito especial foi planejado para os domingos. A pista da Av. Jornalista Alberto Francisco Torres no sentido São Francisco, no trecho entre a Rua Álvares de Azevedo e a Rua Mariz e Barros, estará interditada das 7h às 18h.

Com isso, o desvio do tráfego será implantado a partir do Ingá, direcionando os veículos para a Rua Álvares de Azevedo. A circulação no sentido São Francisco será restabelecida a partir da Av. Almirante Ary Parreiras, permitindo a continuidade do trajeto pela Estrada Fróes ou pela Rua Joaquim Távora. A pista da Praia de Icaraí no sentido Centro permanecerá aberta normalmente ao trânsito.

Será proibido o estacionamento de veículos aos domingos, no horário entre 00h e 18h, nos seguintes trechos: Rua Álvares de Azevedo, no trecho entre a Rua Getúlio Vargas e a Rua Gavião Peixoto; Orla de Icaraí, no trecho entre a Rua Álvares de Azevedo e a Rua Mariz e Barros; e Rua Ator Paulo Gustavo, no trecho entre a Rua Álvares de Azevedo (lado par – sentido São Francisco) e a Rua Comendador de Queiroz. Agentes de trânsito estarão presentes nos principais acessos e cruzamentos para orientar e controlar o tráfego durante o Orla Viva. A sinalização semafórica também será reprogramada nesses horários para atender ao fluxo com as modificações.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support