Plano Verão reforçou segurança e fiscalização nas praias de Niterói

A Prefeitura de Niterói encerrou, no último fim de semana, o Plano Verão 2025, que ocorreu entre 1º de janeiro e 30 de março, com reforço significativo na segurança, fiscalização e ordenamento urbano das praias da cidade. A ação, que abrangeu 12 praias da Região Oceânica e da Baía, teve como foco garantir um ambiente mais seguro, organizado e agradável para moradores e turistas.

“O Plano Verão mostrou como o ordenamento do espaço público, aliado à segurança e à presença do poder público, contribui diretamente para o bem-estar dos nossos cidadãos. Garantimos praias mais limpas, seguras e organizadas para quem vive e visita Niterói”, destaca o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Durante o período, foram identificadas diversas irregularidades, principalmente relacionadas ao trânsito, como estacionamento em frente a portões e em fila dupla. A NitTrans lavrou 2.177 autos de infração e removeu 429 veículos para o depósito público.

Com uso de tecnologias como drones para monitoramento aéreo e quadriciclos para patrulhamento dinâmico, as equipes fiscalizaram o uso irregular do espaço público, coibiram som alto, churrasqueiras, mesas e estruturas de quiosques fora dos padrões, além de realizarem ações contra transporte de passageiros clandestino e estacionamento irregular de ônibus e vans de turismo.

A ação envolveu agentes da Secretaria de Ordem Pública de Niterói (Seop), Guarda Municipal, Fiscalização de Posturas, NitTrans, Neltur, Administrações Regionais de Icaraí, Região Oceânica, São Francisco e Charitas, Superintendência de Terminais e Estacionamentos (Suten) e Defesa Civil.

O secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, avaliou o impacto positivo da operação:

“O Plano Verão 2025 trouxe mais segurança para banhistas e frequentadores das praias de Niterói. Com o reforço da fiscalização e o uso de novas tecnologias, conseguimos garantir um ambiente mais organizado e tranquilo. Em diversas situações, como o caso de uma criança que se perdeu dos pais, o drone foi essencial para a rápida localização. As equipes atuaram com agilidade, sempre acionadas pelo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), por meio do canal 153”, afirmou.

O balanço da Seop por categoria apontou que a maior parte das ocorrências estava relacionada ao trânsito, com 144 registros e 19 remoções de veículos. Além disso, foram registradas 66 ações ligadas à ordem pública e posturas, 29 resgates de animais, 28 ocorrências por som alto, 20 infrações diversas relacionadas à ordem pública, 8 ocorrências criminais, 3 autuações de comércio ambulante irregular e 2 infrações em calçadas.

Cerca de 90 agentes da SEOP e da Guarda Municipal atuaram a cada fim de semana, com bases fixas e patrulhamentos móveis realizados com carros, motos e quadriciclos.

Além das praias da Região Oceânica – Itaipu, Piratininga, Itacoatiara e Camboinhas – também receberam reforço as praias do Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Charitas e Adão e Eva. Nestes locais, agentes da Guarda Municipal e da Seop mantiveram o foco no ordenamento urbano, com apreensões de churrasqueiras e orientações para ambulantes não credenciados desmontarem barracas irregulares.

No total, 108 agentes de trânsito atuaram nos fins de semana ao longo do Plano Verão, implementando ações para evitar congestionamentos, como a realocação de veículos em espera (stand by) em Itaipu.

“Tivemos um verão desafiador, mas com resultados muito positivos. Conseguimos atuar com efetividade e organização para garantir fluidez no trânsito, mesmo com o grande volume de veículos nas praias. Isso só foi possível graças ao trabalho integrado e ao planejamento prévio que executamos com as demais secretarias”, ressaltou Nelson Godá, presidente da NitTrans.

Transporte coletivo

Durante o Plano Verão, a Prefeitura também fiscalizou o funcionamento das linhas regulares de ônibus e o acesso de veículos de turismo às praias. Ônibus municipais e intermunicipais puderam realizar desembarque apenas nos pontos finais, permanecendo em stand by ao lado do Cemitério de São Lázaro, em Itaipu. A partir das 16h, esses veículos foram autorizados a acessar os pontos existentes na praça de Itaipu, evitando filas e transtornos na orla.

Foram emitidas 15 notificações e aplicados 8 autos de infração a ônibus de turismo e vans em situação irregular, com base no Decreto Municipal nº 14.701/2023. A ação, realizada em conjunto com a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), organizou pontos de estacionamento estratégicos para veículos de turismo, reduzindo impactos no tráfego local.

As frotas das linhas regulares do Consórcio Transoceânico e da Viação Nossa Senhora do Amparo foram consideradas compatíveis com a demanda. Já as vans intermunicipais que operavam fora do itinerário foram notificadas e autuadas.

Limpeza das praias

A Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN) também atuou de forma intensa. Durante o Plano Verão, cerca de 530 toneladas de lixo por mês foram recolhidas das praias. Além da limpeza rotineira das areias, os garis distribuíram saquinhos para o descarte correto de resíduos e reforçaram a instalação de lixeiras ao longo da orla.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support