
Prefeita em exercício recebe visita de estudante de 7 anos
A vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, recebeu na manhã desta segunda-feira (31) a visita da pequena Laura Batista Monaco, de 7 anos, estudante do 3º ano do Ensino Fundamental, que desejava conhecê-la pessoalmente. Acompanhada pelo pai, o advogado João Monaco, de 49 anos, a menina realizou o sonho justamente no momento histórico em que, pela primeira vez, uma mulher assume o cargo de prefeita de Niterói em exercício. Isabel está à frente da administração municipal enquanto o prefeito Rodrigo Neves participa de um encontro da Associação de Prefeitos da América do Sul e de uma reunião internacional do Fórum Mundial de Autoridades Locais (CGLU).
Laura foi recebida no gabinete e teve a oportunidade de sentar na cadeira da prefeita em exercício. Durante a visita, viu fotos de Isabel Swan velejando — a primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica na vela — e segurou a tocha olímpica. Muito tímida, a menina ouviu atentamente as explicações sobre o significado dos desenhos da tocha das Olimpíadas de 2016 e ganhou de presente uma garrafa de água do projeto Aprendiz Musical.
“Todos constroem a cidade: os moradores, o prefeito, quem serve a cidade. Todos têm um papel, seja limpando as ruas, jogando o lixo no lixo ou estudando para contribuir. Cada um pode fazer a sua parte, e eu tenho certeza de que você já é uma cidadã ativa. A política é um espaço onde podemos transformar vidas. Fico muito feliz em te receber no meu gabinete”, disse Isabel para a pequena visitante.
Morador de Santa Rosa, João Monaco comemorou a oportunidade de proporcionar esse momento especial para a filha.
“Ela está muito emocionada. Acredito que a admiração dela surgiu pela empatia e pelo carisma da Isabel, que a contagiou”, comentou o pai. Laura também expressou sua felicidade em conhecer a prefeita em exercício.
A nomeação de Isabel Swan como prefeita interina representa um marco na história da cidade, trazendo avanço na representatividade feminina na administração municipal, após 54 gestões masculinas.
“Para mim, é uma grande emoção recebê-la aqui e saber que meu trabalho tocou de alguma forma o coração de uma criança. Espero que possamos impactar positivamente essa e muitas outras gerações. Quero transmitir os valores que aprendi no esporte durante minha gestão como vice-prefeita”, afirmou Isabel.
A visita de Laura foi a primeira do ano, mas o gabinete da vice-prefeita está aberto para receber outras crianças que tenham interesse em conhecer o funcionamento da gestão municipal.
Sobre Isabel Swan
Isabel Swan tem uma trajetória marcada pelo pioneirismo no esporte e na gestão pública. Primeira mulher a ocupar o cargo de vice-prefeita na história de Niterói, também foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha olímpica na vela, nos Jogos de Pequim 2008. Além disso, competiu nas Olimpíadas do Rio 2016 e Paris 2024. Sua atuação no esporte se estendeu à gestão esportiva, sendo a primeira mulher a liderar a Coordenadoria de Esportes Femininos do Comitê Olímpico Brasileiro e a presidir a Comissão de Atletas da PanAm Sports, entidade responsável pelos Jogos Pan-Americanos.
Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Gestão de Projetos pelo Ibmec, Isabel está concluindo um mestrado em Olimpismo. Além da função de vice-prefeita, foi convidada pelo prefeito Rodrigo Neves para assumir a Secretaria do Clima, Defesa Civil e Resiliência de Niterói, atuando diretamente na formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade, à prevenção de desastres naturais e à adaptação às mudanças climáticas.