Prefeito de Niterói se reúne com empresários na ACRJ e diz que o Pan de 2031 vai trazer novo ciclo de desenvolvimento

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e a vice-prefeita, Isabel Swan, participaram, nesta quinta-feira (13), na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), de um encontro com empresários e gestores sobre a importância do Pan-Americano de 2031 para o desenvolvimento do Rio, Niterói e toda a Região Metropolitana. O prefeito destacou que os Jogos Pan-Americanos têm um forte impacto na economia e criam um ambiente de oportunidades para a iniciativa privada e para a população em geral, que se beneficia dos investimentos. Ele e Isabel, que é atleta olímpica da vela, se mostraram otimistas quanto à escolha de Niterói e Rio para sediar os jogos. A decisão será tomada no âmbito da Panam Sports, organização responsável pela competição, e deve ser anunciada em agosto. A única concorrente é Assunção, capital do Paraguai.

Rodrigo Neves vislumbra um novo ciclo de desenvolvimento caso Niterói e Rio saiam vitoriosos. Ele lembrou dos diversos projetos que foram viabilizados na cidade do Rio de Janeiro a partir do Pan-Americano de 2007, da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, como os túneis Marcello Alencar e Rio 450, na Zona Portuária. Além disso, afirmou que um dos maiores legados do Pan de 2031 será a Linha 3 do Metrô, ligando o Centro do Rio a Niterói e São Gonçalo. O projeto, planejado há décadas, é a mais importante obra de infraestrutura e tem potencial para transformar a dinâmica urbana e econômica das cidades ao redor da baía.

“Esse diálogo com o setor privado é sempre muito importante e tenho certeza de que ele vai contribuir para que este evento internacional se torne um marco no desenvolvimento de Niterói, Rio e toda a Região Metropolitana, beneficiando todos os setores e cidadãos. Em Niterói, mesmo diante dos desafios, avançamos muito investindo fortemente em segurança, infraestrutura, educação, saúde e cultura, e o Pan 2031 será uma oportunidade ainda maior de transformação positiva. Um dos maiores legados será a Linha 3 do metrô, que vamos realizar junto com os governos estadual e federal, tirando do papel um projeto prometido há décadas”, enfatizou Rodrigo Neves.

Isabel Swan apresentou os filmes da candidatura conjunta e destacou a importância do investimento público e privado no Pan como indutor de oportunidades para as novas gerações.

“A gente quer, cada vez mais, ver o estado como celeiro de atletas. O esporte é um caminho muito bonito e tira muitos jovens da violência e das drogas”, declarou a vice-prefeita.

O presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Josier Vilar, elogiou a apresentação e a defesa apaixonada do projeto do Pan 2031.

“Fico muito feliz em ver a paixão do prefeito Rodrigo Neves, porque, se não houver paixão, as coisas não evoluem. Então, prefeito, coloco à disposição, assim como Isabel, todo o nosso conselho empresarial de esportes para ajudar no que for preciso”, disse o presidente da ACRJ.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support