
Prefeito de Niterói visita unidade do Médico de Família no Fonseca
Em mais um dia de Prefeitura Móvel, nesta terça-feira (27), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou diversos pontos do Fonseca, na Zona Norte. O bairro recebe a primeira edição do projeto esse ano. Um dos pontos visitados foi a unidade do Médico de Família da Teixeira de Freitas. A Prefeitura está investindo na contratação de mais de 200 médicos para fortalecer o Programa Médico de Família.
O prefeito Rodrigo Neves reforçou a importância da contratação dos novos médicos para o Médico de Família.
“Vamos fazer um mandato ainda melhor que os anteriores, mas isso não faz sem uma boa assistência do sistema de saúde. Vamos melhorar a saúde em Niterói. A promessa de contratar mais 200 médicos nos próximos quatro anos já está sendo cumprida e ampliada com a contratação de 267 médicos até junho. Governo para todos, mas olhando para as pessoas que mais precisam das políticas públicas”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.
De acordo com a secretária de saúde, Ilza Fellows, esse é um momento especial para a Zona Norte.
“Estamos em um momento super especial com essa semana inteira dedicada especificamente ao olhar para a região do Fonseca com tudo que já foi entregue e que ainda será feito por aqui”, afirmou a secretária.
A unidade do Médico de Família Teixeira de Freitas atende cerca de 9 mil usuários com quatro equipes compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários e duas equipes de saúde bucal com dentistas, técnico e auxiliar de saúde bucal. A unidade conta com uma equipe multiprofissional com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, médico ginecologista e obstetra, pediatra e farmacêutico.
A diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde), Maria Célia Vasconcellos, falou sobre a dedicação dos médicos ao Programa Médico de Família.
“Nosso prefeito tem uma compreensão acima da média sobre o papel do médico de família. Agradeço a confiança e hoje temos uma retomada da reorganização do trabalho na FeSaúde. Temos uma equipe empolgada e aguerrida para levar o melhor atendimento à população”, afirmou Maria Célia Vasconcellos.
A médica Karoline Ramos trabalha no módulo da comunidade do Marítimos e contou do seu prazer em fazer parte da equipe desde sua formatura.
“Quem me conhece sabe do meu amor pelo programa. Desde que me formei, trabalho no Médico de Família e não pretendo sair. Gosto muito do meu módulo e das minhas equipes. Quero agradecer a possibilidade de continuar a fazer esse trabalho firme e forte. A luta pela saúde e pela assistência não é simples, mas também é um prazer imenso servir as pessoas que mais precisam”, disse a médica.
Um convênio com a universidades Federal Fluminense (UFF) e Estácio de Sá possibilitam que alunos de medicina e enfermagem possam estagiar na unidade. Outro benefício da parceria com a UFF é oferecer telediagnóstico e teleconsultoria em algumas especialidades para os pacientes para traçar a melhor conduta e atendimento para o caso.
Centro de Especialidades e Exames – O prefeito Rodrigo Neves também anunciou que quer levar para o Fonseca uma unidade de atendimentos e exames como o que será feito na Região Oceânica.
“Vamos criar um Centro de Especialidades e Exames em Niterói. O primeiro será na Região Oceânica, mas o próximo quero que seja no Fonseca. Niterói é a única cidade do Brasil com 500 mil habitantes com cinco hospitais municipais. Em 2013, quando assumi o primeiro mandato, a Prefeitura investia R$ 80 milhões em saúde. Fechei 2020 com um investimento na casa dos R$ 700 milhões”, reforçou o prefeito.
Foto: Lucas Benevides