
Prefeito Rodrigo Neves faz nova vistoria na obra da Maternidade Municipal Alzira Reis
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, vistoriou nesta quarta-feira (09) a Maternidade Alzira Reis, em Charitas, para acompanhar os últimos ajustes da reforma que está na fase final e será inaugurada em maio, mês em que se comemora o Dia das Mães. A unidade terá 30% da capacidade de atendimento ampliada e se tornará uma das mais modernas do Estado do Rio de Janeiro.
Acompanhado da secretária de Saúde de Niterói, Ilza Fellows, da primeira-dama Fernanda Sixel Neves e de comitiva da prefeitura, o prefeito circulou pelos dois andares da maternidade e visitou as salas de internação e de amamentação, de parto humanizado, refeitório, centro cirúrgico e de exames de ultrassonografia e cardiotocografia.
“Estou muito feliz porque começamos a sonhar com esse projeto em 2018, de fazer essa grande reformulação aqui que vai permitir a ampliação em 30% da capacidade de atendimento da maternidade de Niterói. Será a melhor maternidade pública municipal do Brasil. É o nosso compromisso com a população. Nossos nikitinhos vão nascer de frente para a praia de Charitas com esse visual incrível”, disse o prefeito Rodrigo Neves.
A edificação contará com um novo sistema de ar condicionado e será referência em sustentabilidade, com implementação de elevadores eficientes, iluminação natural, reuso da água da chuva, acessibilidade visual e sistema de controle por câmeras de segurança e implantação de rede de lógica integrando todos os serviços através de sistema de informação. A obra está sendo executada pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION). O investimento total é de R$ 27 milhões.
“A Maternidade Municipal Alzira Reis será uma unidade modelo que, além de possibilitar a ampliação do atendimento, contará com toda a infraestrutura necessária para garantir um parto de qualidade e seguro para mães e bebês”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.
Ampliação da Maternidade – A maternidade contará com leitos de recuperação pós-anestésica e toda estrutura de apoio a partos cirúrgicos, assim como aos partos normais humanizados, com cinco novos ambientes planejados para a realização de pré-parto, parto e pós-parto no mesmo ambiente, além dos demais recursos de internação, com acolhimento familiar. Também haverá uma Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos.
O projeto contempla, ainda, melhorias nos ambientes de acolhimento das gestantes, com salas específicas para os exames de ultrassonografia, ecocardiograma e análises clínicas; leitos de observação para avaliação da indicação de internação; além de ambientes planejados para estar de acompanhantes e para as atividades de apoio ao aleitamento.