
Prefeito Rodrigo Neves faz última vistoria antes da inauguração do Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca
Primeiro equipamento cultural do município na Zona Norte será aberto no aniversário da cidade, em novembro
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, fez nesta terça-feira (07) a última vistoria nas obras de restauração do casarão que vai abrigar o Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca, o primeiro na Zona Norte da cidade.
O complexo cultural será inaugurado no aniversário da cidade (22 de novembro) e terá um teatro para 240 pessoas, salas de ensaio, ambientes multiusos e espaços dedicados à memória do niteroiense Cauby Peixoto e do Fonseca, bairro onde o cantor morou e tem grande relevância histórica para a cidade.
“A obra está praticamente pronta e ficou tudo lindo. A gente sabe que a cultura é parte indissociável da cidade. Niterói é uma cidade vibrante, cultural. A gente cuidou desse projeto com muito amor, com muito carinho e esse casarão, que estava abandonado durante décadas, vai abrigar várias atividades e também ser um importante centro de memória sobre a Alameda São Boaventura, que vai viver uma grande transformação nos próximos anos”, declarou o prefeito.
O projeto foi pensado com atenção aos detalhes: nenhuma árvore foi derrubada; os vitrais centenários foram preservados; e o casarão e o prédio anexo foram adaptados para acessibilidade. Funcionários da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) trabalham nos últimos retoques e acabamentos. O investimento é de R$ 16,8 milhões.
“Estamos ansiosos pela conquista do primeiro centro cultural da Zona Norte de Niterói, que vai abrigar a produção local. A gente tem muito coletivo, muitos artistas na Zona Norte e, em novembro, esse casarão vai estar aberto para todo mundo”, disse a secretária das Culturas, Júlia Pacheco.
O vereador Leonardo Giordano, presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal, destacou a importância com que a cultura é vista na gestão do prefeito Rodrigo Neves.
“É uma conquista da Zona Norte e uma afirmação do direito à cultura como instrumento de pertencimento e cidadania. Prefeito, ao teu lado, a gente vai ter mais conquistas porque você sempre valorizou e investiu nos artistas da cidade e no povo”, reforçou o vereador.