
Prefeito Rodrigo Neves inaugura ponte que liga Santa Bárbara à Matapaca
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, inaugurou nesta quarta-feira (14) a Ponte Paulo Corrêa, que liga os bairros de Santa Bárbara e Matapaca, entre as zonas norte e leste da cidade. A ponte, situada entre a Avenida Desembargador Nestor Rodrigues Perlingeiro e a Estrada da Florália, oferece mais segurança a motoristas e pedestres. O investimento foi de R$ 5 milhões.
“Essa ponte é muito importante para os moradores de Santa Bárbara porque liga o bairro à Pendotiba, à região de Maria Paula e também ao Caramujo, Largo da Batalha. Nós tínhamos aqui uma pequena ponte, na verdade era uma pinguela, só passava um carro e não passava pedestre. Antes as pessoas tinham que ir a Tribobó para fazer um grande contorno para acessar os bairros”, disse o prefeito Rodrigo Neves.
A obra foi realizada pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION). A ponte possui 11 metros de largura e 14,45 metros de comprimento, incluindo uma faixa de tráfego em cada sentido. A ponte conta com sistema de drenagem, meios-fios, sinalização horizontal e vertical, passeios para pedestres, guarda-corpos e iluminação em LED. Também foram realizadas obras de contenção, garantindo a segurança e estabilidade da estrutura.
Administrador regional de Santa Bárbara, Carlos Eduardo Foly, explicou que a ponte era uma demanda dos moradores do bairro.
“Agora nós temos essa opção para quando a RJ104 estiver engarrafada, principalmente no final do dia em que o movimento é muito grande. Essa ligação com a Avenida Portugal foi importantíssima e ela está toda pavimentada”, destacou.
A ponte recebeu o nome de um antigo morador de Santa Bárbara, que atuou durante muitos anos como voluntário do movimento comunitário, buscando melhorias para o bairro.
“A família está muito satisfeita e feliz. Agradecemos por essa lembrança. Meu pai ajudou a construir a primeira ponte com esforço, carinho e dedicação. Feliz pela homenagem”, disse Rosa Maria Correia, de 70 anos, filha do morador Paulo Correia