Prefeito Rodrigo Neves sanciona projeto de lei que institui programa Niterói Táxi Novo

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, sancionou, nesta terça-feira (18), o projeto de lei de incentivo à modernização da frota de táxi de Niterói, o programa Niterói Táxi Novo.  A solenidade aconteceu no auditório da Prefeitura de Niterói, com a presença de diversos taxistas da cidade.

O programa tem o objetivo de criar uma linha de crédito especial, com juros de 0%, em benefício dos taxistas cadastrados no Município, para aquisição de veículo novo ou seminovo e, por consequência, a renovação da frota de táxis do município de Niterói.

A iniciativa prevê incentivos financeiros para a aquisição de veículos novos ou seminovos (com no máximo 5 anos de uso), incluindo veículos elétricos e adaptações para o transporte de cadeirantes. Os financiamentos terão prazo de amortização de até 60 meses, carência de até quatro meses e juros de 0% ao ano para o beneficiário, subsidiados pela Prefeitura. A garantia será feita por meio de alienação fiduciária do veículo, com exigência de seguro obrigatório.

“Esse é mais um compromisso que estamos cumprindo. A nossa expectativa é viabilizar, já no primeiro semestre de 2026, o primeiro financiamento a juros de 0% para os taxistas de Niterói. Vamos ter o melhor sistema de táxis do Brasil”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

Além do prefeito, estiveram presentes na solenidade, o secretário Executivo, Felipe Peixoto; o presidente do Sindicato de Taxistas de Niterói e Região, Celso Wermelinger; o presidente da Câmara de Niterói, Milton Cal; a primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves; e o líder do governo na Câmara, Binho Guimarães. 

O programa Niterói Táxi Novo vai dar preferência à compra em estabelecimentos comerciais de Niterói. “Já estamos em diálogo com concessionárias para poder buscar uma linha direta de parceria com as lojas, visando o fomento da economia local. Também estamos abrindo uma janela importante para a eletrificação da frota, com condições especiais para quem optar por veículos elétricos”, disse o secretário Executivo de Niterói, Felipe Peixoto.

A primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves, destacou a importância da categoria para a cidade e ressaltou que o momento é de celebração. “Podemos e vamos avançar ainda mais, mas hoje é dia de comemorar o que já alcançamos. Todos ganham: o taxista, a cidade, a população e cada usuário. O táxi é sinônimo de segurança”, afirmou Fernanda Sixel Neves.

Incentivo à troca de veículo – De acordo com o presidente do Sindicato de Taxistas de Niterói e Região, Celso Wermelinger, com esse incentivo de juros a 0%, a tendência é que pelo menos 500 taxistas troquem de veículo.

“Esse projeto vai ser muito importante para a nossa categoria. Com isso, a nossa frota vai ficar novinha, o que vai ser bom também para a população que vai poder andar em um transporte novo. Tenho certeza que vamos ter mais passageiros com essa iniciativa”, analisou Celso Wermelinger.

O taxista Marcos Silva, que atua há 12 anos na profissão, pretende aproveitar o incentivo do Niterói Táxi Novo para trocar de carro.

“Esse projeto é muito bom para nós taxistas, o táxi é a minha ferramenta de trabalho. Então, o Niterói Táxi Novo é excelente, não poderia ser melhor. Principalmente essa taxa zero. Isso vai facilitar a minha troca de carro, se não fosse por isso, provavelmente eu não trocaria nem tão cedo”, contou Marcos. 

O presidente da Câmara Municipal, Milton Cal, relembrou que a renovação da frota cumpre um compromisso assumido com a categoria. “Esse avanço dá mais competitividade ao setor e melhora o atendimento aos moradores e turistas. Essa conquista é de vocês”, finalizou Milton Cal. 

Foto: Evelen Gouvêa

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support