Prefeito Rodrigo Neves se reúne com oficiais na sede do 12º BPM

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou na tarde desta quinta-feira (14) a sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no Centro, onde foi recebido pelo comandante, coronel Leonardo Oliveira, e pelo comandante do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), Coronel Sylvio Guerra. No encontro, ele reafirmou a parceria da Prefeitura com a corporação e caminhou pelas instalações, conhecendo o ginásio esportivo e o auditório, que passaram por reformas.

 Acompanhado do secretário de Ordem Pública (Seop), Gilson Chagas; e do secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Felipe Ordacgy, o prefeito ressaltou que a segurança pública sempre foi prioridade em seus governos e parabenizou todos os policiais pelos resultados positivos obtidos este ano, com a redução do índice de letalidade violenta na cidade, que compreende dados relacionados a homicídios e latrocínio.

 “Eu queria transmitir uma palavra de agradecimento em nome da cidade. A gente confia muito em vocês. Estamos chegando ao 8º mês do ano com um resultado muito importante de redução de homicídios e o fato de não termos perdido nenhum policial do 12ºBPM ao longo de 2025. Espero que a gente possa continuar junto com inteligência e proatividade para chegar ao final do ano com esse bom resultado. Queria parabenizar vocês e dizer que segurança pública sempre foi nossa prioridade. E o cidadão quer que sejamos capazes de prover uma segurança pública eficiente, apesar da atribuição constitucional do Estado. A gente decidiu apostar e investir pesado na segurança desde o meu primeiro mandato”, afirmou o prefeito.

Rodrigo Neves detalhou ainda vários investimentos do município em inteligência e no policiamento ostensivo. Hoje, a Prefeitura de Niterói investe R$ 1 milhão mensal (ou 12 milhões por ano) para reforçar o efetivo de policiais militares nas ruas por meio do Programa Estadual de Integração da Segurança (Proeis). Ele destacou ainda a ampliação do salário e do efetivo da Guarda Municipal, com concurso público e a importância do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no monitoramento da cidade e no cerco eletrônico para o combate a crimes. Ele citou ainda o sistema ShotSpotter, que detecta disparos de arma de fogo e é a mais recente aquisição da prefeitura que vem auxiliando nas ações integradas da GM e PM. 

“Temos a grata satisfação e a honra de receber essas autoridades para a gente estreitar esse relacionamento e, a partir disso, construir grandes parcerias para a segurança pública de Niterói. Os oficiais que estão aqui lideram as nossas tropas, nossos guerreiros, que são mais de 800 policiais militares nas ruas. A gente está sempre à disposição para servir e proteger a segurança da Niterói”, disse o comandante do 12º BPM, coronel Leonardo Oliveira, agradecendo pela presença do prefeito e todo o apoio e parceria na segurança da cidade.

Há quatro anos à frente do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA) da Polícia Militar, o coronel Sylvio Guerra relembrou sua passagem pelo batalhão de Niterói e elogiou a parceria e a integração, especialmente com o GGIM e a Seop.

“A gente fica muito orgulhoso de poder conviver com toda essa história e a evolução da segurança pública na cidade de Niterói. Então fico muito satisfeito com a presença do senhor, aqui, mais uma vez, porque é um prazer recebê-lo na nossa comunidade. Eu agradeço o foco de todo o trabalho e da parceria, que é muito importante. É uma grande visão de gestão, de liderança e, principalmente, em matéria de segurança pública”, disse o coronel Sylvio Guerra.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support