Prefeito Rodrigo Neves visita obras de macrodrenagem no Barreto e na Engenhoca

 A Prefeitura de Niterói segue investindo em intervenções para reduzir o impacto de chuvas fortes. Nesta quinta-feira (2), o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, voltou à região do Barreto e da Engenhoca para vistoriar as obras de macrodrenagem executadas na Zona Norte pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION). Nessa etapa, estão sendo feitas as interligações das redes de drenagem da Engenhoca ao novo sistema de galerias, com o objetivo de melhorar o escoamento de águas pluviais e reduzir os alagamentos na região. Além disso, será realizada a dragagem do Rio Maruí.

O prefeito Rodrigo Neves reforçou a importância desse tipo de obra para melhorar a infraestrutura nos bairros.

“O Barreto e a Engenhoca conviveram durante décadas com o problema de enchentes. Essa é uma obra que causa transtorno e não aparece, por isso nunca foi prioridade de alguns políticos. Temos feito essas obras na Região Oceânica e agora estamos fazendo também na Zona Norte. Venho sempre acompanhar as etapas dos trabalhos. A fiscalização pelo próprio prefeito é muito importante”, destacou Rodrigo Neves.

Atualmente, a concessionária responsável pelo abastecimento de água e esgoto trabalha no local. Após a conclusão desse serviço, as equipes da Prefeitura vão instalar as manilhas na Rua Craveiro Lopes, nas proximidades da entrada da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e na Rua Vereador José Vicente Sobrinho, além de executar a requalificação de calçadas e meios-fios.

As obras de macrodrenagem nos bairros Barreto e Engenhoca abrangem cerca de 4,6 quilômetros de extensão e representam um investimento de aproximadamente R$ 76 milhões. A previsão de conclusão é para o final deste ano. Todos os trechos impactados receberão obras de urbanização, incluindo reconstrução de meios-fios, calçadas e nova pavimentação, promovendo melhorias significativas na infraestrutura urbana da região.

Impactos no trânsito – Para a execução dos trabalhos, o trânsito de veículos está totalmente interrompido na Rua Craveiro Lopes, no trecho entre o Largo do Barradas e a sede da Seop. Durante esse período, os motoristas devem utilizar a Rua General Castrioto como rota alternativa. O fluxo de pedestres permanece liberado e sem alterações. Em função da interdição, o ponto inicial da linha 42S (Barreto x Centro – Via São Lourenço) foi transferido para a Rua Amerino Vanique, em frente ao Centro de Abastecimento de Niterói (CADEN). A partir desse novo ponto, o ônibus segue pela Rua Galvão, acessa a Rua Dr. Luiz Palmier, continua pela Rua Dr. March e, em seguida, pela Rua General Castrioto, retomando seu trajeto habitual.

Toda a área da intervenção está devidamente sinalizada para garantir a segurança dos cidadãos e reduzir o risco de acidentes. Operadores da NitTrans atuam no apoio ao trânsito e estão presentes para orientar motoristas e pedestres durante as obras. 

Obras concluídas – Em etapas anteriores, ficou pronta a construção da rede de drenagem no terreno onde está localizada a Cidade da Ordem Pública. As equipes da ION também já finalizaram a instalação da estrutura de escoamento de águas pluviais e a requalificação das calçadas no trecho da Rua Vereador José Vicente Sobrinho, entre a Travessa José Carreteiro e a Travessa Francisco Esteves, na Engenhoca.

Outro ponto que já teve obras concluídas é a região conhecida como Copo Cheio, onde sete ruas foram totalmente requalificadas. Todas receberam melhorias em calçadas e meios-fios. Entre elas, as ruas Maestro Villa Lobos, General Estilac Leal, Américo Vanique, Salgado Filho, Allan Kardec e Galvão.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support