Prefeito Rodrigo Neves vistoria obras em região central de Niterói

Arena Niterói e Distrito da Inovação integram conjunto de projetos estratégicos da cidade


 O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, acompanhou, nesta quinta-feira (15), em São Domingos, o avanço das obras da Arena Niterói e do Distrito da Inovação, dois projetos estratégicos para a região central da cidade.

Na visita à Arena Niterói, que integra o Parque Poliesportivo da Concha Acústica, o prefeito esteve acompanhado da vice-prefeita e secretária de Clima e Sustentabilidade, Isabel Swan; do secretário de Esporte e Lazer, Rubens Goulart; do presidente da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), Antônio Lourosa; e do vereador Luiz Carlos Gallo. O ginásio tem previsão de entrega no primeiro semestre de 2026. Durante a visita, o prefeito destacou que a Arena Niterói vai contribuir para impulsionar a economia local e gerar oportunidades de emprego.

“Vai ser a maior arena indoor do Leste Fluminense, com climatização e tratamento acústico. O espaço vai oferecer mais conforto para quem vier assistir a grandes eventos esportivos, shows e atividades culturais. A Arena Niterói já está na reta final para ser entregue”, afirmou Rodrigo Neves.

Distrito da Inovação de Niterói – Após a visita à Arena Niterói, o prefeito seguiu para acompanhar as obras de restauração do histórico prédio da Estação Cantareira, que vai abrigar o Distrito da Inovação de Niterói.

Também participaram da visita a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício; o secretário de Ações Estratégicas, André Diniz; o presidente ION, Antônio Lourosa; e o responsável pela área de computação quântica da IBM na América Latina, Alexandre Pfeiffer.

O Distrito da Inovação de Niterói será um dos propulsores da transformação da economia local, hoje baseada no petróleo, para um modelo voltado à inovação, tecnologia e conhecimento.

“Aqui era um local abandonado. Fizemos um projeto de restauração, que está em curso nos últimos dez meses e já está na reta final. Vai ser um grande polo, um hub de startups. Vamos ter aqui, neste Distrito de Inovação, empresas âncoras. Vamos construir um ecossistema com empresas e universidades, como a Universidade Federal Fluminense e instituições privadas, além de grandes empresas do Brasil”, afirmou Rodrigo Neves.

O responsável pela área de computação quântica da IBM na América Latina, Alexandre Pfeiffer, afirmou que há previsão de implantação do primeiro centro de inovação quântica da IBM para a América Latina no Distrito da Inovação de Niterói.

“Temos 40 centros ao redor do mundo, e aqui em Niterói será o primeiro da América Latina. É uma grande honra para nós, da IBM”, adiantou.

Com investimento total de R$ 39,5 milhões, a previsão de entrega do projeto é para o primeiro semestre de 2026.

“Esse projeto não vai mudar apenas Niterói. Vai mudar o Estado e tornar o Brasil um centro de inovação da América Latina”, finalizou a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support