Prefeitura dá início ao Projeto Orla com participação popular

A Prefeitura de Niterói vai iniciar a primeira etapa do Projeto Orla, um processo de planejamento participativo que pretende transformar a gestão das praias da cidade, aguardado há anos pela população. Entre os dias 15 e 20 de setembro, moradores, visitantes e trabalhadores poderão participar de oficinas voltadas ao diálogo e à construção coletiva de soluções para a orla, conciliando preservação ambiental, uso recreativo, desenvolvimento econômico e acesso democrático ao território.

Além de identificar conflitos e potencialidades, a iniciativa busca valorizar os ecossistemas costeiros e garantir um plano de ocupação sustentável, elaborado em conjunto com a sociedade. As oficinas vão contemplar tanto os trechos da Baía de Guanabara (praias do Centro, Gragoatá, Boa Viagem, Flechas, Icaraí, São Francisco, Jurujuba e Adão e Eva) quanto as Praias Oceânicas (Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara).

“O Projeto Orla é fundamental para organizar e valorizar a frente marítima de Niterói, que é exuberante. Muitas cidades turísticas do Brasil e do mundo já realizaram esse tipo de planejamento integrado. Em Niterói, queremos uma orla organizada, que atraia turistas, gere emprego e renda, melhore a qualidade de vida dos cidadãos e seja construída com a participação da população. Esse processo coletivo é o que garante que o futuro da nossa orla reflita os sonhos e necessidades da cidade”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

O processo até a realização do projeto representa um marco histórico para a cidade, já que vem sendo aguardado há muitos anos por diversos segmentos da sociedade. A Prefeitura de Niterói assinou, em 2017, o Termo de Adesão à Gestão de Praias (TAGP), assumindo a responsabilidade sobre sua orla. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, em parceria com outras secretarias e instituições locais, está coordenando a iniciativa. Participam ainda a Secretaria Municipal de Fazenda, Secretaria de Ordem Pública, Secretaria Municipal de Governo, Neltur, Secretaria Municipal de Administração, Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão e a Secretaria de Esporte e Lazer.

O cronograma do Projeto Orla prevê ainda uma série de atividades até dezembro de 2025, incluindo consultas públicas e seminários, com a entrega final do Plano de Gestão Integrada para coordenações estaduais e nacionais. Para  o secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Gabriel Velasco, esse processo é um exercício direto de cidadania, que coloca a população no centro das decisões sobre o futuro da orla.

“O Projeto Orla é uma conquista da cidade e um compromisso com as próximas gerações. Queremos que cada cidadão de Niterói ajude a decidir como será o futuro da nossa orla, de forma equilibrada, sustentável e democrática”, disse o secretário.

As oficinas são abertas à população e terão momentos de escuta, debate e construção coletiva de propostas para a gestão integrada da orla.

Serviço: Oficinas do Projeto Orla em Niterói
Etapa I – Oficinas de Planejamento Participativo
De 15 a 20 de setembro de 2025

As oficinas acontecerão de 15/09 a 20/09 e serão divididas em duas etapas: Praias da Baía de Guanabara e Praias da Região Oceânica.

15/09 a 17/09 – Praias da Baía de Guanabara // Local: Clube Central
15/09 – 13h às 19h
16/09 – 9h às 17h 
17/09 – 13h as 19h

18/09 a 20/09 – Praias da Região Oceânica // Local: AFEA ( Associação Fluminense de Engenheiros e Arquitetos)
18/09 – 13h às 19h
19/09 – 9h às 17h
20/09 – 9h às 15h 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support