Prefeitura de Niterói apresenta avanços nas metas do Plano Anual durante 8º Encontro de Gestores

 A Prefeitura de Niterói promoveu, nesta terça-feira (14), o 8º Encontro de Gestores, reunindo o prefeito Rodrigo Neves, secretários, presidentes e coordenadores da administração municipal. O objetivo do encontro foi monitorar, alinhar e acelerar a execução de projetos e políticas públicas previstas no Plano de Metas Anual.

Entre os projetos apresentados, um dos destaques foi o Programa Recomeço, lançado com a inauguração, em agosto, do Complexo Integrado de Atendimento à População em Situação de Rua, que oferece serviços de assistência social, saúde, habitação, educação e geração de renda para pessoas em situação de rua.

Durante o encontro, o prefeito Rodrigo Neves afirmou que, em novembro, será lançado o Planejamento Estratégico Niterói Que Queremos (NQQ), que vai estabelecer as diretrizes da cidade até 2050.

“Estamos trabalhando em ritmo acelerado desde janeiro. São muitas entregas desde o início do governo. Estamos avançando nas metas deste ano e também pensando nas ações de médio e longo prazo. Em novembro, vamos lançar o Niterói Que Queremos (NQQ) 2050, nosso planejamento de longo prazo. No lançamento do NQQ, vamos apresentar projetos estruturantes para a cidade. Com o novo NQQ, o objetivo será fazer de Niterói a melhor cidade do país para viver, prosperar e ser feliz”, destacou Rodrigo Neves.

No Plano de Metas deste ano, além das ações voltadas à população em situação de rua, o município avançou nas políticas de inclusão e empoderamento feminino. Por meio do programa Niterói Por Elas, foram realizados cursos de capacitação digital para mulheres em situação de vulnerabilidade social, nas Plataformas Urbanas Digitais (PUDs) da Engenhoca e do Viradouro. Ainda no âmbito do programa, a Secretaria Municipal de Fazenda desenvolveu o projeto “Fazendo por Elas”, destinado à capacitação técnica e à orientação fiscal de mulheres empreendedoras, reforçando o compromisso da Prefeitura com a inclusão produtiva e a equidade de gênero.

A Prefeitura de Niterói também celebrou parcerias com o Governo Federal para fortalecer a gestão municipal e ampliar a cidadania. Entre as ações, destacam-se a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a regularização fundiária da Comunidade da Ciclovia, na Região Oceânica, beneficiando cerca de 1.277 famílias com títulos de propriedade. Houve ainda a adesão ao Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI), que permitirá a implementação de iniciativas federais e o compartilhamento de boas práticas.

“Estamos entrando na reta final desse primeiro ano de gestão e com todo o foco para redobrar os esforços e cumprir as metas estabelecidas no nosso plano de trabalho. Temos o compromisso de avançar com entregas que façam a diferença na vida da população”, afirmou a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Isadora Modesto.

Seguindo o compromisso com a eficiência, outro destaque foi a Certificação Institucional e de Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (Pró-Gestão RPPS), que eleva os padrões de governança, controle interno e transparência do RPPS de Niterói, fortalecendo a qualidade e a credibilidade da administração previdenciária municipal.

Também foi realizada a 2ª Conferência Municipal de Direitos Humanos, com o objetivo de fortalecer a democracia e ampliar a garantia de direitos. O encontro serviu ainda como etapa municipal preparatória para a Conferência Nacional, que acontecerá em dezembro, em Brasília.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support