Prefeitura apresenta sistema integrado ao CISP para ajudar forças estaduais na repressão a crimes contra lojistas do Centro

A Prefeitura de Niterói apresentou, nesta sexta-feira (06), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o projeto piloto de um aplicativo da Secretaria de Ordem Pública (Seop) voltado aos comerciantes para registro de ocorrências de roubos e furtos. O objetivo é otimizar as ações de prevenção e de fiscalização no Centro da cidade. O aplicativo visa uma interação maior com as vítimas e não substitui o registro de ocorrência policial, mas permitirá que a Seop e a Polícia Militar tenham uma ação mais qualificada no enfrentamento do delito. A nova tecnologia será integrada ao CISP (Centro Integrado de Segurança Pública).

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou que o município vai continuar trabalhando para combater a criminalidade e que a aposta é sempre atuar em parceria com as forças estaduais.

“Este aplicativo é mais uma iniciativa para reduzir os índices de criminalidade, neste caso mais especificamente no Centro da cidade. É muito importante que os comerciantes se envolvam e utilizem o aplicativo de forma plena. Assim, teremos melhores condições de identificar e prender criminosos, sempre em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil. A Prefeitura de Niterói acredita que segurança pública também é responsabilidade dos municípios”, afirmou Rodrigo Neves.

O comerciante deverá preencher um relatório simples sobre o fato, informando os dados do estabelecimento, nome do responsável e uma descrição da ocorrência com data, horário aproximado, tempo de duração e a indicação se foi roubo, furto ou tentativa. Além disso, o comerciante deverá informar os itens subtraídos e as medidas adotadas como seguro e registro do boletim de ocorrência na delegacia. O lojista também deverá dizer se há imagens de câmeras de segurança e se o estabelecimento já foi vítima nos últimos 12 meses. Também há possibilidade de anexar as imagens do suspeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro, Fabiano Gonçalves, destacou que a iniciativa vai contribuir para a segurança e que o procedimento é simples.

“É uma iniciativa piloto para a região central da cidade. Estamos conscientes que esse tipo de delito ocorre após o horário do patrulhamento ostensivo da Polícia Militar, que diminui por conta de questões dos programas. Como temos que dar resposta dentro da legalidade, estamos fazendo dentro dos meandros da lei o que é possível. Quero agradecer muito à equipe da Ordem Pública e ao prefeito Rodrigo Neves, que nos delegou essa responsabilidade. Tenho certeza que, na Prefeitura, com outras secretarias envolvidas, estaremos dando continuidade para deixarmos Niterói cada vez mais segura. Esse é o nosso papel”, disse Fabiano Gonçalves. 

O secretário acrescentou que, caso o comerciante esteja inseguro em utilizar o aplicativo, poderá buscar orientação no Núcleo de Atendimento ao Empreendedor na Rua Feliciano Sodré, 43, no Centro, em frente ao Colégio Raul Vidal. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 O secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, ressaltou a importância do compartilhamento de imagens das câmeras de monitoramento interno dos estabelecimentos para ajudar na identificação dos suspeitos.

“Com a imagem vai ser mais fácil identificar esse indivíduo e apresentar na delegacia policial. Essas informações são importantes. Quanto mais informações prestadas, melhores e mais qualificadas são as ações das forças de segurança. Deixo claro que não é obrigatório preencher todos os itens. Uma vez preenchido, o formulário vai ajudar muito as forças de segurança a identificar indivíduos e também a baixar os indicadores de violência”, reforçou Gilson Chagas.

O secretário de Ordem Pública lembrou, ainda, que as atribuições principais de combate à criminalidade são dos órgãos estaduais, mas a Prefeitura de Niterói, comandada pelo prefeito Rodrigo Neves, nunca se furtou em somar esforços com as forças estaduais e federais.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luiz Vieira, elogiou a iniciativa da criação do aplicativo.  

“A CDL tem buscado soluções para esse problema. Esse aplicativo que a Seop está apresentando é mais uma iniciativa. Apoiamos toda e qualquer iniciativa que possa ser feita para que a gente possa diminuir as ocorrências. Tudo é base de dados de informação. É importante frisar que o registro da ocorrência policial sempre se faz necessária para que possa haver a integração das informações”, disse Luiz Vieira.

O presidente da CDL também elogiou e parabenizou o trabalho realizado pela Guarda Municipal e ressaltou que os dados servirão para que os agentes atuem em conjunto com as forças estaduais. 

Foto: Lucas Benevides

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support