Prefeitura de Niterói assina contrato com Instituto Selecon para gestão do concurso da Guarda Municipal

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, assinou, nesta quinta-feira (07), o contrato com o Instituto Brasileiro de Seleções e Concursos (Instituto Selecon), que será responsável pela gestão e realização do concurso público para a Guarda Municipal. O certame oferecerá 209 vagas, além de formação de um cadastro de reserva.

Após a assinatura do contrato, o Instituto Selecon terá 120 dias para aplicar as provas objetivas do concurso. A Secretaria de Ordem Pública, por sua vez, terá um prazo de 20 dias para a publicação de um extrato com o resumo da contratação. O edital será divulgado ainda neste mês de novembro. O salário bruto inicial hoje de um Guarda Municipal é hoje de R$ 4.858,28. Nos últimos 10 anos, o município triplicou o número de agentes na cidade e pretende chegar a mil guardas municipais, conforme previsto em lei.

“Estamos cumprindo com o que havíamos programado e organizando um novo concurso para a Guarda Municipal. Os agentes serão preparados e treinados de acordo com a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, por profissionais extremamente capacitados. Niterói tem hoje uma Guarda de alto padrão de qualidade, uma das melhores do estado. Nosso objetivo é dar um atendimento de qualidade à população, com uma guarda cada vez mais cidadã e próxima das pessoas”, afirmou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Desde 2013, a valorização da Guarda Municipal é uma das prioridades da Prefeitura de Niterói. A Prefeitura também estabeleceu o Regime Adicional de Serviço (RAS) para os agentes de segurança trabalharem voluntariamente em seu horário de folga. Além disso, o Município aprovou o plano de cargos e salários da corporação. Além disso, investiu em cursos de capacitação e na construção da Cidade da Ordem Pública, com instalações modernas para o trabalho da Guarda Municipal.

Em apoio às forças de segurança, a Prefeitura de Niterói criou o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), operado por guardas municipais e que possui cerca de 522 dispositivos de segurança, que são monitoradas 24 horas por dia e permitem a realização de ações integradas com as forças policiais. O Município também implantou um sistema de cercamento eletrônico com portais de segurança, onde 120 câmeras com tecnologia de inteligência artificial fotografam e analisam as placas de carros nas entradas, saídas e principais vias da cidade. A Prefeitura também criou o Observatório de Segurança Pública de Niterói.

Foto : Bruno Eduardo Alves 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support