Prefeitura de Niterói assina novo protocolo de intenções com Portugal

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, assinou o protocolo de intenções de parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, de Portugal. Entre os assuntos em comum, economia do mar e biotecnologia são pontos altos para um trabalho conjunto. A cooperação pode se dar de diversas formas como troca de experiências, pesquisa e infraestrutura tecnológica. 

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou o compromisso assumido entre as cidades de pensarem em um plano de trabalho conjunto. 

“Temos encontrado várias boas frentes de trabalho com cidades parceiras em Portugal. E essa é mais uma parceria, acho que muito promissora, com o Instituto Politécnico de Leiria que tem uma experiência, que é muito válida para a realidade brasileira, em particular de Niterói. Identificamos algumas possibilidades como, por exemplo, a recuperação das lagoas de Piratininga e Itaipu. Nós assumimos aqui um compromisso formal de fazer uma parceria”, disse Axel Grael.

A cooperação entre as partes pode ser realizada de diferentes formas como a utilização de recursos humanos, meios técnicos e infraestruturas tecnológicas para a realização de trabalhos de investigação, de ensino e de formação de recursos humanos; realização de projetos de investigação fundamental ou aplicada e de trabalhos de prestação de serviços; utilização de instalações, equipamentos, serviços e recursos humanos, para a realização de ações conjuntas; facilitar o acesso à informação científica, bibliográfica e de material didático, assim como a utilização de meios técnicos. 

Sérgio Miguel Franco Martins Leandro, diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, está em Niterói por conta do evento Tomorrow Blue Economy e assinou a parceria em nome do Instituto. 

“Este protocolo é uma demonstração clara do compromisso que assumimos em conjunto, entre Niterói e o Instituto, para desenvolver potenciais ações de economia azul e de biotecnologia, além dos desafios que existem na região. As parcerias só são boas se forem beneficiar ambos os lados e queremos demonstrar claramente que há, aqui, benefícios mútuos que podem ser alcançados. Temos algo para além da língua e da cultura, como a questão do mar e do oceano. Estou muito satisfeito e orgulhoso por esta parceria”, ressaltou Sérgio Miguel Franco. 

Além do prefeito e do diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico (Seden), Luiz Paulino Moreira Leite; o subsecretário da Seden, Igor Baldez; o presidente da Neltur, André Bento; a secretária do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo; e o deputado português Walter Chicharro.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support