Prefeitura de Niterói avança nas obras de macrodrenagem em Charitas

Com o avanço das obras de macrodrenagem no bairro de Charitas, a Prefeitura de Niterói precisou interditar o trecho da direita, sentido Zona Sul, da Avenida Prefeito Silvio Picanço. A alteração no trânsito começou nesta terça-feira (05) com a criação de uma faixa reversível na pista sentido Região Oceânica e ampliação da área de tráfego de veículos na pista junto à praia que permite a liberação de duas faixas para cada sentido. Os operadores da NitTrans estão nas ruas orientando o fluxo de veículos. O investimento total é de R$ 13,4 milhões, com conclusão prevista para o mês de outubro.

A mudança no tráfego é necessária para o avanço das obras de macrodrenagem na região, que incluem a instalação de grandes galerias que cruzam a via. A obra da bacia A da macrodrenagem é executada pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), com o objetivo de acabar com os alagamentos no trecho entre o restaurante Chalé e o Cemitério de São Francisco, especialmente nos cruzamentos de sete vias transversais com a Avenida Prefeito Silvio Picanço — área que registra os maiores volumes de água.

As equipes já concluíram a instalação das galerias na pista sentido Jurujuba e o asfaltamento do trecho, que foi liberado para o trânsito na semana passada, dia 29 de julho. Nesse lado da via, os trabalhos continuam com a reconstrução de calçadas, meios-fios, bocas de lobo e sarjetas.

O projeto de macrodrenagem contempla a implantação de grandes galerias para atender às novas necessidades da região e reduzir transtornos em períodos de chuvas mais intensas. Serão implantadas galerias de águas pluviais retangulares e circulares, dimensionadas conforme os parâmetros técnicos recomendados. A maior galeria será retangular, com aproximadamente 500 metros de extensão, 2,75 metros de base e 1,20 metro de altura, e terá o deságue direcionado para a Baía de Guanabara.

Em junho de 2024, a ION finalizou as obras de macrodrenagem na região com a implantação de 390 metros de rede subterrânea na Avenida Prefeito Sylvio Picanço e em ruas adjacentes. Essa intervenção abrangeu o trecho da saída do túnel Charitas-Cafubá até o restaurante Chalé.

Além das melhorias no sistema de drenagem, foram realizadas obras complementares, como a construção de uma ciclovia no canteiro central e a criação de novas pistas de retorno para veículos em ambos os sentidos da via. O investimento nessa etapa foi de R$ 7,1 milhões.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support