
Prefeitura de Niterói define metas prioritárias para o segundo semestre
A Prefeitura Municipal de Niterói realizou, nesta terça-feira (15), no Clube Central, em Icaraí, uma reunião com os secretários e presidentes de empresas municipais e de autarquias para definir as prioridades e metas até o final de 2025. Durante o 6º Encontro de Gestores da atual administração, o prefeito Rodrigo Neves elogiou o empenho da equipe da Prefeitura no planejamento e execução dos projetos e anunciou uma agenda intensa até dezembro.
“Esse é o primeiro Encontro de Gestores do segundo semestre e é uma reunião muito importante para consolidarmos o que iniciamos neste governo. Estamos alinhando o cumprimento das metas do segundo semestre. No primeiro semestre, fizemos muitas entregas em várias frentes, como Segurança Pública, Saúde e outras áreas. Vamos trabalhar firme na segunda metade do ano para corresponder às expectativas da população de Niterói. Nosso objetivo é encerrar o ano com o maior volume de investimentos da história da cidade”, declarou Rodrigo Neves.
Na área da Saúde, um dos destaques será a implantação do Programa Fila Zero, iniciativa lançada esta semana pelo prefeito, que vai ampliar o acesso da população usuária da rede pública a exames realizados na rede privada e eliminar o tempo de espera por atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
No campo da Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Niterói prevê entregas importantes para 2025, com foco na melhoria da infraestrutura viária. Uma das ações é o lançamento do edital para a requalificação da Alameda São Boaventura, com o objetivo de melhorar o tráfego na região e mitigar alagamentos. A iniciativa inclui a construção de uma ciclovia de três quilômetros conectando as zonas Norte e Sul, requalificação de calçadas, remodelação de cruzamentos, melhorias na acessibilidade, paisagismo, entre outras intervenções.
Outro destaque é a revitalização da Avenida Ernani do Amaral Peixoto, cujo edital também será lançado neste semestre. A iniciativa visa impulsionar o crescimento econômico da área central da cidade, com obras de drenagem, novas calçadas, paisagismo e iluminação pública em LED, promovendo mais fluidez no tráfego e qualidade urbana.
Reafirmando o compromisso com a cultura, o esporte e o lazer, a Prefeitura prevê, para o final do segundo semestre, a entrega do Centro Cultural Cauby Peixoto, no Fonseca, região Norte da cidade, ampliando o acesso à cultura e valorizando a identidade local. Além disso, será concluída a obra do Parque Esportivo Municipal na Concha Acústica, no Centro. A Arena Niterói será um novo espaço para práticas esportivas e eventos, promovendo inclusão social, lazer e atividade econômica. O equipamento também representa um potencial legado para os Jogos Pan-Americanos de 2031, evento para o qual Niterói concorre, em parceria com o Rio de Janeiro, para ser uma das sedes.
“Manter o ritmo desses encontros de gestores faz com que o secretariado esteja constantemente alinhado para alcançarmos uma execução eficiente das metas previstas, entregando políticas públicas mais assertivas para a população”, afirmou a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Isadora Modesto.
A participação popular também é fundamental na definição de metas e prioridades para o futuro da cidade. Como parte das ações de planejamento de longo prazo, mais de 1200 moradores já participaram da consulta pública “Niterói Que Queremos 2050”, coordenada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag). A iniciativa está disponível no site www.nqq2050.niteroi.rj.gov.br e no aplicativo Colab. As contribuições vão orientar a atualização do plano estratégico que definirá metas e investimentos para os próximos 25 anos, em áreas como Mobilidade, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Segurança e Desenvolvimento Econômico e outras.
Além da consulta online, a participação também pode ser feita presencialmente nas Plataformas Urbanas Digitais da Engenhoca e do Viradouro. O processo inclui ainda o diagnóstico dos últimos 12 anos da cidade e entrevistas com especialistas, reafirmando o compromisso da Prefeitura com uma gestão participativa, planejada e voltada para o futuro.
O prefeito Rodrigo Neves destacou que o ritmo de trabalho seguirá intenso e pediu a todos os colaboradores que mantenham o foco e a unidade.
“É realmente gratificante ver essa equipe motivada e integrada e, sobretudo, ver a nossa cidade melhorando e prosperando. Vamos em frente e não vamos descansar até fazer de Niterói a melhor cidade em qualidade de vida do país”, agradeceu o prefeito.
Foto: Evelen Gouvêa