Prefeitura de Niterói e FGV lançam capacitação voltada a líderes comunitários

A Prefeitura de Niterói, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), vai iniciar a “Capacitação para Lideranças Comunitárias e Empreendedorismo de Niterói”, que teve cerimônia de abertura realizada nesta quarta-feira (28). A iniciativa é da Secretaria Municipal de Participação Popular (Sempas) e investe no fortalecimento das lideranças comunitárias como estratégia para o desenvolvimento local e o incentivo ao empreendedorismo.

Participaram da cerimônia o secretário municipal de Participação Popular, Octávio Ribeiro; a  secretária municipal de Habitação e Regularização Fundiária de Niterói, Marcele Sardinha; a consultora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Carla Tavares; o presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), Manoel Amâncio; e o gerente executivo da FGV, Alexis Vargas.

As aulas começam dia 25 de fevereiro, e serão nos formatos presencial e on-line, realizadas às quartas-feiras e aos sábados. O curso terá três turmas: Liderança Comunitária I, Liderança Comunitária II e Empreendedorismo com foco em Turismo Comunitário, com até 40 participantes por turma, totalizando 120 alunos.

“Hoje damos início a uma etapa importante de capacitação, que reforça a parceria e o reconhecimento da relação entre Governo e a sociedade civil. A proposta é introduzir esses temas a partir da identificação dos territórios com maior potencial, mas trazendo também a importância de discutir o território com as suas potências, sobretudo desenvolvendo políticas públicas que reconheçam e valorizem as favelas como espaços condutores de boas iniciativas. Um dos objetivos é valorizar o a saber de quem vive os territórios, das lideranças comunitárias”, afirmou o secretário de Participação Popular, Octávio Ribeiro.

Os objetivos da iniciativa são ampliar a representatividade das lideranças comunitárias, fomentar a profissionalização do turismo comunitário, incentivar a geração de renda, fortalecer a identidade local e estimular a criação de redes colaborativas.

“A FGV tem a missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país, e este curso foi pensado para oferecer ferramentas que fortaleçam a atuação das lideranças comunitárias. A proposta é potencializar resultados, estimular o empreendedorismo comunitário e fortalecer os territórios, gerando renda e ampliando a capacidade de implementação de políticas públicas sem que seja necessário sair da própria comunidade”, afirmou o gerente executivo da FGV, Alexis Vargas.

A presidente da Associação de Moradores do Sabão (AMAS), Shayana Cristina, foi uma das inscritas.

“Acho muito importante ter a oportunidade de aprender a aprimorar a forma de se comunicar, dialogar e se posicionar, além de entender mais sobre política e comunidade. Quero me capacitar para exercer uma liderança mais preparada, capaz de lidar melhor com as demandas da minha comunidade”, contou Shayana Cristina.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support