Prefeitura de Niterói entrega certificações para selecionados no Edital Ativos Culturais 3

O Theatro Municipal de Niterói foi palco de um encontro especial para a classe artística local. A Prefeitura realizou, por meio da Secretaria Municipal das Culturas, uma solenidade em reconhecimento aos 300 contemplados na chamada pública do Edital Ativos Culturais 3. A iniciativa, que distribuiu certificados para todos os selecionados, reforça o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento das políticas culturais locais e a valorização da produção artística da cidade.

Lançado em 2024, o Edital Ativos Culturais valoriza a produção cultural já existente, apoiando o licenciamento de obras prontas para ampliar sua circulação e garantir maior acesso ao público. Ao contemplar linguagens diversas — como música, podcast, fotografia, literatura e jogos — o edital promove o reconhecimento das expressões culturais locais, respeita os direitos autorais e preserva a autonomia dos criadores. Essa ação reforça a efetivação do direito à cultura, previsto na Constituição Federal, ao assegurar inclusão social, diversidade e fortalecimento da identidade comunitária.

“O edital é uma forma concreta de garantir os direitos culturais, reconhecendo e valorizando o trabalho dos artistas e produtores locais. Ao apoiar a circulação das obras já produzidas, ampliamos o acesso da população à diversidade cultural de Niterói e fortalecemos a cidadania por meio da cultura”, complementa o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano.

Durante o evento, conduzido pelo ator Armando Babaioff e pela artista niteroiense Helena Hamam, os presentes celebraram a pluralidade da cena cultural da cidade. A cerimônia contou ainda com a participação da banda sob regência do maestro Marcelo Sader e um pocket show da cantora Nanda Garcia. Também marcou presença a gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves, que destacou a importância das políticas públicas de fomento à cultura como instrumentos de desenvolvimento e inclusão.

A programação contou com recepção com acolhimento aos selecionados e música ambiente; entrega oficial dos certificados com apresentações artísticas e pronunciamentos institucionais, fortalecendo o diálogo e a integração entre os agentes culturais.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support