Prefeitura de Niterói entrega diploma aos novos formandos na Escola de Gastronomia Nédio Mocellin, no Fonseca

A Escola de Gastronomia Popular Nédio Mocellin realizou, nesta sexta-feira (17), a formatura de mais uma turma de seus cursos. Foram 120 alunos inscritos e distribuídos em cursos como “Quentinhas de milhões”, “Preparo e serviço de coquetéis”, “Técnicas de serviço de garçom com ênfase em vendas”, “Bolos e geleias” e “Workshop sobre congelados”.

O espaço, anexo ao Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus, no Fonseca, oferece cursos profissionalizantes gratuitos em parceria com o Senac, com vagas prioritárias para beneficiários da Moeda Social Araribóia. Cada turma tem até 24 alunos, com quatro vagas destinadas a pessoas em acolhimento pela Prefeitura.

A escola foi um dos primeiros projetos entregues durante os 100 primeiros dias de governo do prefeito Rodrigo Neves.

“Esta Escola de Gastronomia é um sonho meu e da cidade. Um caminho para a inclusão e dignidade, permitindo que mais cidadãos conquistem autonomia financeira e ampliem suas perspectivas no mercado de trabalho. Nos próximos anos, nossos formandos estarão representando e qualificando ainda mais os serviços para empresas e restaurantes de Niterói. São famílias que voltarão a ter o sonho de um emprego digno, ao mesmo tempo em que contribuirão para a economia da cidade”, explicou Rodrigo Neves.

O secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, ressaltou a importância da parceria com o Senac.

“Aqui na Escola de Gastronomia, o prefeito Rodrigo Neves nos determinou um trabalho de primeira linha. Por isso a gente fez uma parceria com o Senac, que é uma escola da primeira prateleira. Ele acredita que o povo aqui da Zona Norte da cidade merece o melhor. Tenho certeza que o diploma do Senac vai abrir muitas portas para cada um e cada uma de vocês”, afirmou Elton Teixeira.

O diretor regional do Senac-Rio, Sérgio Ribeiro, celebrou o resultado dos cursos que já inseriram alunos no mercado de trabalho.

“O Senac tem uma tradição na gastronomia. A gente tem empregabilidade, que é o mais importante. Recebi a notícia que, das 22 vagas de estágio que abrimos nos restaurantes do Senac, 11 estão ocupadas por alunos aqui da escola do Fonseca”, disse Sérgio Ribeiro. 

A formanda Ruth Bernardo da Silva, 70 anos, já fez diversos cursos na Escola de Gastronomia e contou como os ensinamentos têm ajudado nas tarefas diárias. 

“Já fiz curso de camareira e agora estou fazendo o curso de salgados. Isso ajuda muito no nosso dia-a-dia”, disse Ruth Bernardo da Silva.

Uma das alunas, Rafaela Braga Lemos, de 39 anos, leu um texto sobre sua trajetória. “Agradeço ao prefeito Rodrigo Neves e sua gestão. Estão fazendo um movimento social que tem resultado em sonhos compartilhados. Um governo que salva vidas e garante direitos humanos”.

Inscrições nos cursos – As inscrições podem ser feitas pelo site niteroi.rj.gov.br/escoladegastronomia ou presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de segunda a sexta, das 9h às 17h. É necessário ter mais de 18 anos. Entre os cursos oferecidos estão “Quentinhas”, “Salgados”, “Bolos e Geleias”, “Pães variados”, “Pizza” e “Quanto vale meu produto”. No segundo semestre, serão abertas inscrições para “Ajudante de Cozinha”, “Cozinha Profissional”, “Assistente de Confeitaria”, “Confeitaria Profissional”, “Cozinha Japonesa Quente”, “Serviço de Garçom” e “Preparo de Drinks”.

Foto: Evelen Gouvêa

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support