Prefeitura de Niterói faz reflorestamento do Morro Santo Inácio com o plantio de 600 mudas da Mata Atlântica

A Prefeitura de Niterói realizou uma grande ação de reflorestamento no Morro Santo Inácio, no Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), com o plantio de 600 mudas nativas da Mata Atlântica, doadas pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Clin). A iniciativa integra as políticas ambientais da cidade alinhadas à COP30 e reuniu jovens do programa Niterói Jovem EcoSocial, voluntários, equipes municipais e autoridades.

A iniciativa contou ainda com a presença da vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, também à frente da Secretaria do Clima (Seclima) e do ex-prefeito, Axel Grael. Isabel Swan agradeceu a todos pela presença, destacou a importância da Clin para o projeto e plantou uma muda.

“Hoje é meu aniversário e é motivo de orgulho ver tantos voluntários participando deste momento simbólico. Estamos dando início ao reflorestamento de mais esta área verde na cidade. A participação da Clin é fundamental, com todo o seu conhecimento e o trabalho efetivo, de quem já cuida de nossa cidade”, afirmou Isabel Swan.

Estudantes dos territórios do Cavalão, Palácio, Monan, Travessa e Ciclovia também participaram da atividade, percorrendo a trilha até o topo do morro para integrar o plantio das mudas — entre elas pau-brasil, angico-vermelho, copaíba, jatobá, peroba do Cerrado e tapia, parte das 45 espécies fornecidas pela Clin. A presença dos jovens reforça a missão do Niterói Jovem EcoSocial de engajá-los nas pautas ambientais e proporcionar experiências práticas de cuidado com o território.

Para muitos, como Kleiton dos Santos Borges, 22 anos, morador do Palácio e integrante do projeto há mais de um ano, a vivência representa um novo olhar sobre a relação com a natureza.

“A juventude fica muito ligada em tecnologia e um projeto como esse nos leva a ter contato com a natureza. Gosto muito”, disse Kleiton dos Santos.

O plantio no Morro Santo Inácio integra o processo de revitalização da área, atingida por incêndios no início do ano, e contribuirá para a recomposição da vegetação nativa e a neutralização de gás carbônico. A Clin segue ampliando suas frentes de reflorestamento em Niterói, apoiada pelo viveiro municipal que mantém mais de 140 mil mudas de aproximadamente 90 espécies da Mata Atlântica, produzidas a partir do reaproveitamento de resíduos de poda e embalagens recicláveis.

O gari Sérgio Duarte de Azevedo, há 25 anos na Clin, afirmou gostar muito da rotina na equipe de educação ambiental.

“Trabalho há 7 anos no setor de educação ambiental e todos os dias estou em alguma área verde da cidade plantando. O contato com a natureza é muito bom e sinto orgulho de estar ajudando a cidade com o meu trabalho”, reforçou Sérgio Duarte.

O projeto da Prefeitura é uma parceria que envolve a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin); Secretaria Municipal do Clima (Seclima); Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS); Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser); Secretaria Municipal de Participação Social (Sempas) e Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit).

Foto: Claudio Fernandes

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support