Prefeitura de Niterói inaugura praças para bebês no Caramujo 

A Prefeitura de Niterói inaugurou, neste sábado (29), duas praças para bebês no bairro do Caramujo. Os novos equipamentos com foco no desenvolvimento psicomotor de crianças entre 0 e 3 anos e seus cuidadores foram implantados junto ao Parque Esportivo do Caramujo (Pesc) e ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.

A estrutura das praças inclui elementos como um túnel feito por dois gomos de concreto com quinas arredondadas para que as crianças deem os primeiros passos com apoio próximo e na altura adequada; estrutura de madeira com altura apropriada para as crianças andarem desafiando seu equilíbrio e escorrega que estimula a escalada e a coordenação motora.

Chamada de Praça dos Atletas, o espaço localizado ao lado do Parque Esportivo do Caramujo tem dois setores: um playground para a primeiríssima infância (0-3 anos) e uma área para todas as idades com balanços, escorregas, escaladas e bancos para cuidadores.

“São praças pensadas para a primeira infância, de 0 a 3 anos. É um projeto que inclui crianças, pessoas com deficiência, as mães, as famílias, e garante que esse momento de desenvolvimento cognitivo das crianças seja o melhor possível. Esse espaço serve agora para apoiar nesse desenvolvimento. Um espaço lindo, seguro e de tranquilidade”, destacou a prefeita em exercício, Isabel Swan. “Eu quero que esse lugar aqui seja um lugar de encontro, amizade e muita felicidade. E que possamos fazer mais praças como essa em Niterói”, afirmou ela.

O bairro do Caramujo foi escolhido pela disponibilidade de uma área em desenvolvimento urbanístico. A iniciativa busca beneficiar diretamente a comunidade, proporcionando um espaço seguro e adequado para o lazer e o desenvolvimento das crianças. Outros projetos arquitetônicos estão em desenvolvimento para a implantação de praças semelhantes em diferentes regiões da cidade.

Rede Urban – O projeto de desenvolvimento para as novas praças no Caramujo integra um conjunto de melhorias em locais similares de Niterói realizadas pela Prefeitura em parceria com a Rede Urban 95, uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis.

Foto: Bruno Alves

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support