Prefeitura de Niterói inicia ações de conscientização pelo Maio Amarelo

A Prefeitura de Niterói, por meio da NitTrans, iniciou as ações do calendário do Maio Amarelo, mês de conscientização para redução dos acidentes de trânsito. Nesta terça-feira (06), foi montada uma blitz em uma das mais movimentadas avenidas do Centro, Av. Marquês do Paraná, para uma atividade com instalação gratuita de 500 antenas corta-pipas, colocação de refletivos de capacetes e instruções sobre prevenção de acidentes e segurança viária.

O presidente da NitTrans, Nelson Godá, reforçou o caráter preventivo da ação.

“Estamos em uma grande avenida, convidando os motociclistas a pararem para instalar as antenas-corta pipas em suas motos. Ainda vemos muitos casos de acidentes que acontecem por conta das linhas de pipas. Essa é uma forma da gente alertar os condutores, em especial nesse mês do Maio Amarelo, com ações de conscientização de segurança para o trânsito. A gente fiscaliza, mas também apoia todas as ações de cuidado com o motociclista”, reforçou o presidente.

Dados da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) apontam que o Brasil registra mais de 100 acidentes por ano envolvendo cerol, sendo que metade resulta em ferimentos graves e um quarto em mortes. Embora o Código de Trânsito Brasileiro torne o uso da antena obrigatório apenas para motociclistas profissionais, a recomendação se estende a todos que pilotam, inclusive durante atividades de lazer.

“A segurança no trânsito é uma prioridade e iniciativas como a Blitz Antena Corta-Pipa, que integra o movimento Maio Amarelo, são fundamentais para promover a conscientização e a prevenção de acidentes. Em Niterói, trabalhamos continuamente para tornar nossas ruas mais seguras para todos, especialmente para os motociclistas, que enfrentam riscos diários, como o uso indevido de cerol e linha chilena. A instalação gratuita das antenas corta-pipa, somada à distribuição de material informativo e brindes, é uma forma simples e eficaz de salvar vidas”, explicou o secretário executivo Felipe Peixoto.

Jefferson dos Santos é motoboy há 12 anos e falou da importância da instalação das antenas para evitar acidentes.

“Essa é uma iniciativa muito boa e muito importante para todos nós motociclistas, principalmente para quem está no dia-a-dia trabalhando nas ruas. Essas antenas ajudam a evitar certos acidentes como nos casos das linhas de pipa”, disse Jefferson.

A ação de hoje foi voltada especialmente para motociclistas com a instalação gratuita das antenas do tipo “aranha” — equipamento essencial para prevenir acidentes causados por linhas de pipa com cerol ou linha chilena. O entregador Antônio Fábio trabalha há 15 anos como motoboy e também aprovou a ação.

“Essa ação vai ajudar muito a gente. A linha de pipa é muito perigosa, muita gente já morreu”, destacou o motoboy.

A ação contou com a participação do Grupo Honda Pernambuco Motos, Niterói Rotativo, Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da Arteris. Durante toda a manhã, foram distribuídas e instaladas 500 antenas corta-fios em motos de diversos tipos, além da entrega de refletivos de capacetes, chaveiros tipo cordão, bolsas sacolas, porta documentos e panfletos educativos.

“Em parceria com a Prefeitura de Niterói e a NitTrans, realizamos essa blitz com o intuito de nos solidarizarmos e, de certa forma, fazer esse carinho para os motociclistas da cidade. Esse trabalho faz parte do projeto Harmonia no Trânsito. Essa ação também é muito importante para consolidar nosso grupo em Niterói e trabalhar a educação dos motociclistas”, contou Sabrina Abreu de Souza, analista de marketing do grupo Pernambuco Motos, no Rio de Janeiro.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support