
Prefeitura de Niterói inicia ações de conscientização pelo Maio Amarelo
A Prefeitura de Niterói, por meio da NitTrans, iniciou as ações do calendário do Maio Amarelo, mês de conscientização para redução dos acidentes de trânsito. Nesta terça-feira (06), foi montada uma blitz em uma das mais movimentadas avenidas do Centro, Av. Marquês do Paraná, para uma atividade com instalação gratuita de 500 antenas corta-pipas, colocação de refletivos de capacetes e instruções sobre prevenção de acidentes e segurança viária.
O presidente da NitTrans, Nelson Godá, reforçou o caráter preventivo da ação.
“Estamos em uma grande avenida, convidando os motociclistas a pararem para instalar as antenas-corta pipas em suas motos. Ainda vemos muitos casos de acidentes que acontecem por conta das linhas de pipas. Essa é uma forma da gente alertar os condutores, em especial nesse mês do Maio Amarelo, com ações de conscientização de segurança para o trânsito. A gente fiscaliza, mas também apoia todas as ações de cuidado com o motociclista”, reforçou o presidente.
Dados da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM) apontam que o Brasil registra mais de 100 acidentes por ano envolvendo cerol, sendo que metade resulta em ferimentos graves e um quarto em mortes. Embora o Código de Trânsito Brasileiro torne o uso da antena obrigatório apenas para motociclistas profissionais, a recomendação se estende a todos que pilotam, inclusive durante atividades de lazer.
“A segurança no trânsito é uma prioridade e iniciativas como a Blitz Antena Corta-Pipa, que integra o movimento Maio Amarelo, são fundamentais para promover a conscientização e a prevenção de acidentes. Em Niterói, trabalhamos continuamente para tornar nossas ruas mais seguras para todos, especialmente para os motociclistas, que enfrentam riscos diários, como o uso indevido de cerol e linha chilena. A instalação gratuita das antenas corta-pipa, somada à distribuição de material informativo e brindes, é uma forma simples e eficaz de salvar vidas”, explicou o secretário executivo Felipe Peixoto.
Jefferson dos Santos é motoboy há 12 anos e falou da importância da instalação das antenas para evitar acidentes.
“Essa é uma iniciativa muito boa e muito importante para todos nós motociclistas, principalmente para quem está no dia-a-dia trabalhando nas ruas. Essas antenas ajudam a evitar certos acidentes como nos casos das linhas de pipa”, disse Jefferson.
A ação de hoje foi voltada especialmente para motociclistas com a instalação gratuita das antenas do tipo “aranha” — equipamento essencial para prevenir acidentes causados por linhas de pipa com cerol ou linha chilena. O entregador Antônio Fábio trabalha há 15 anos como motoboy e também aprovou a ação.
“Essa ação vai ajudar muito a gente. A linha de pipa é muito perigosa, muita gente já morreu”, destacou o motoboy.
A ação contou com a participação do Grupo Honda Pernambuco Motos, Niterói Rotativo, Sest Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da Arteris. Durante toda a manhã, foram distribuídas e instaladas 500 antenas corta-fios em motos de diversos tipos, além da entrega de refletivos de capacetes, chaveiros tipo cordão, bolsas sacolas, porta documentos e panfletos educativos.
“Em parceria com a Prefeitura de Niterói e a NitTrans, realizamos essa blitz com o intuito de nos solidarizarmos e, de certa forma, fazer esse carinho para os motociclistas da cidade. Esse trabalho faz parte do projeto Harmonia no Trânsito. Essa ação também é muito importante para consolidar nosso grupo em Niterói e trabalhar a educação dos motociclistas”, contou Sabrina Abreu de Souza, analista de marketing do grupo Pernambuco Motos, no Rio de Janeiro.