Prefeitura de Niterói inicia atividades no Centro Integrado de Atendimento

Recomeço é o nome do novo programa da Prefeitura de Niterói voltado para o enfrentamento da situação de rua, que começou a funcionar nesta quarta-feira (27). O Centro Integrado Multidisciplinar oferece serviços de assistência social, saúde, habitação, educação e geração de renda para a população em situação de rua, com funcionamento diário (inclusive aos finais de semana), das 7h às 19h, na Rua José Figueiredo, 30, Centro.

“No Centro Integrado, a pessoa em situação de rua tem acesso a uma série de serviços. Ao chegar, ela passa por uma triagem e pode optar por quais serviços deseja utilizar naquele dia. É um espaço muito completo, pensado para garantir cidadania, direitos e novas oportunidades para quem mais precisa”, explica o secretário de Assistência Social de Niterói, Elton Teixeira.

O Programa Recomeço é gerido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária. O Centro Integrado Multidisciplinar reúne salas para acompanhamento socioassistencial, serviço de alimentação, lavanderia e banho, atendimento médico e de redução de danos com a equipe de saúde mental, em parceria com a Secretaria de Saúde, além de salas de aula/auditórios multifuncionais para oficinas profissionalizantes, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e salas de leitura.

O complexo também disponibiliza infraestrutura adaptada para o dia a dia dos catadores, como guarda-volumes e estacionamento para carroças. Além disso, oferece atendimento veterinário com vermifugação, castração, banho e tosa para os pets.

A Prefeitura firmou ainda uma parceria com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para trazer para a cidade o CIPOP-Rua (Centro de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua). Niterói é o primeiro município fora da capital a receber o serviço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. O CIPOP reúne órgãos como Detran, Fundação Leão XIII, Tribunal Regional do Trabalho e Tribunal Regional Eleitoral, oferecendo emissão de documentos (RG e CPF), audiências de conciliação e acesso a benefícios previdenciários. O espaço funciona dentro do próprio Centro Integrado do Programa Recomeço.

O Recomeço faz parte da Política Municipal de Acolhimento Humanizado e Assistência Integral a Pessoas em Uso Abusivo de Álcool e/ou Outras Drogas e/ou com Transtornos Mentais, sancionada em abril deste ano. A nova legislação estabelece diretrizes para a assistência à população em situação de rua, com o objetivo de consolidar uma abordagem mais digna, eficaz e centrada nos direitos humanos. O Recomeço tem como diretriz ser um programa inovador e intersetorial, voltado para o enfrentamento da situação de rua no município, com uma abordagem ampla e humanizada, oferecendo caminhos reais de reinserção social e reconstrução de vidas por meio da articulação de políticas públicas.

Foto: Lucas Benevides 

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support