Prefeitura de Niterói inicia campanha de vacinação contra a gripe

A Prefeitura de Niterói deu início, nesta quarta-feira (02), à campanha de vacinação contra a Influenza. A Secretaria Municipal de Saúde está imunizando idosos com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, e gestantes. A ampliação da cobertura para outros grupos prioritários ocorrerá conforme a chegada de novas doses enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde.

A estratégia de vacinação contra a Influenza acontece em todas as policlínicas, unidades básicas de saúde e unidades do Programa Médico de Família de Niterói de segunda a sexta-feira sempre das 8h às 17h. Maiores de idade devem apresentar documento de identidade e os menores de idade devem apresentar a carteira de vacinação e o CPF. A prefeita em exercício, Isabel Swan, reforçou a importância da imunização e convocou os grupos prioritários a se vacinarem.

“Convidamos toda a população de Niterói pertencente aos grupos prioritários a se vacinar contra a Influenza. Essa vacina é fundamental para a proteção contra casos graves da gripe e tem uma resposta altamente eficaz”, destacou.

Durante a manhã, Isabel Swan acompanhou a mobilização na Policlínica Regional Sérgio Arouca, ao lado de seus pais, que também se imunizaram. Robert Swan, de 71 anos, compartilhou sua experiência e ressaltou os benefícios da vacina.

“Desde os 60 anos me imunizo anualmente. Antes disso, pegava gripe várias vezes ao ano e chegava a ficar de cama. Desde que comecei a me vacinar, nunca mais tive complicações. Recomendo a todos”, afirmou.


Rachel Swan, de 70 anos, também destacou a eficácia da vacina.


“Nos últimos anos, não tive gripe. A vacina tem sido essencial para minha saúde, e recomendo a todos que se imunizem”, enfatizou.


A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, reforçou a importância da adesão da população elegível e incentivou a busca pelos postos de vacinação.

“Contamos com a participação do público-alvo para garantir maior proteção contra a Influenza. A vacina é segura e reduz significativamente o risco de complicações e internações”, afirmou.


Entre os primeiros a se vacinarem, estavam os aposentados Aracy Rodrigues Alfradique, 78 anos, e Daltro Vieira dos Santos, 90 anos, moradores do bairro Vital Brasil.

“A vacina tem sido muito eficaz. Quando pego gripe, é sempre algo leve e passageiro. Não deixo de me imunizar”, relatou Aracy.


“Antes, eu tinha gripe quase todo mês. Desde que comecei a me vacinar, minha saúde melhorou muito”, acrescentou Daltro.


A vacinação contra a Influenza está disponível em todas as unidades de saúde que participam da estratégia de imunização no município. A Prefeitura reforça a importância da imunização para a proteção individual e coletiva, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

Foto: Lucas Benevides

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support