Prefeitura de Niterói investe na qualificação de trabalhadores para o audiovisual


As obras da nova Plataforma Urbana Digital (PUD) de Santa Bárbara, na Zona Norte de Niterói, entram na fase final e devem ser concluídas no início deste segundo semestre. Um dos eixos estratégicos do equipamento será o desenvolvimento, fomento e apoio à linguagem audiovisual.

Para o prefeito Rodrigo Neves, a proposta da nova PUD está alinhada ao programa Niterói Audiovisual, lançado mês passado pelo Município, que reúne ações de longo prazo para consolidar a cidade como capital criativa no setor.

“Estamos capacitando as novas gerações para a Niterói do futuro, que vai ser um dos polos de audiovisual e desenvolvimento tecnológico e inovação do país. A PUD de Santa Bárbara vai ampliar a qualificação profissional e a oferta de empregos para os moradores das comunidades. O trabalho qualificado oferece melhor remuneração e possibilidade de crescimento profissional. Estamos fazendo a transição da economia do petróleo, que um dia vai acabar, para a economia criativa”, declarou o prefeito Rodrigo Neves.

O setor audiovisual engloba uma ampla variedade de funções, como cenógrafos; técnicos de iluminação; editores; fotógrafos; produtores; roteiristas; profissionais de sonorização e figurino, entre outros, e representa uma cadeia produtiva promissora para a economia criativa da cidade. Com isso, a PUD de Santa Bárbara assume a função estratégica de ser um centro de formação e produção, capaz de fortalecer as políticas públicas de incentivo ao setor. Ao investir na capacitação dos moradores da região, o projeto valoriza os talentos locais, promovendo inclusão, geração de renda e desenvolvimento territorial.

 “A nova Plataforma Urbana Digital em Santa Bárbara representa uma entrega estratégica da nossa gestão, pois integra os pilares do desenvolvimento sustentável à realidade da cidade. Ela promove a aproximação da população com o universo tecnológico, conectando especialmente os moradores das periferias às oportunidades do mundo digital”, disse a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício.

O investimento da Prefeitura no novo equipamento é de quase R$ 27 milhões. Ele vai se juntar às PUDs da Engenhoca e Viradouro, visando a redução da dependência dos royalties do petróleo e transição para uma economia criativa e focada no desenvolvimento sustentável.

 As equipes da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) seguem em ritmo acelerado. Toda a rede hidráulica da PUD de Santa Bárbara já foi concluída. Atualmente, os operários e técnicos trabalham na instalação elétrica. O espaço será dividido em dois pavimentos e contará com um hall de entrada, salas de atendimento, área de estudo e sala para workshops. O equipamento será todo climatizado e terá placas solares para a captação de energia.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support