Prefeitura de Niterói lança alvará automático para agilizar regularização de novas empresas

A Prefeitura de Niterói lançou, nesta quinta-feira (21), três iniciativas para incentivar e atrair novos investimentos para a cidade: o alvará automático para empresas, o Indicador de Atividade Econômica Municipal (IAEM) e a Pesquisa sobre Necessidade de Crédito. Além do prefeito de Niterói, Axel Grael, e da secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz, o evento, no auditório da Prefeitura, teve as participações dos secretários de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier; de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite; e de Administração, Luiz Vieira.

O alvará automático e a modernização dos serviços de licenciamento têm o objetivo de tornar ainda mais ágil e eficiente a concessão do alvará de funcionamento e da licença sanitária para empresas. A ferramenta funciona alinhada à nova Lei Urbanística de Niterói aprovada este ano e com dados do Sistema de Gestão da Geoinformação do município (SIGeo). Com o alvará automático, as atividades econômicas de médio e baixo risco poderão ser regularizadas em menos de 24 horas.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, afirmou que o alvará automático é um passo para atrair novos investimentos para a cidade.

“O alvará automático é uma ação de desburocratização. Sempre priorizamos a modernização da gestão da Prefeitura. É importante ressaltar que o alvará automático só foi possível porque simplificamos a legislação com a nova Lei Urbanística. Vai facilitar muito a vida do quem quer empreender na cidade”.

Indicador de Atividade Econômica Municipal (IAEM) – Criado em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o índice é uma espécie de Produto Interno Bruto (PIB) municipal. O IAEM tem o objetivo de reproduzir, com a máxima fidelidade e com alto nível de detalhamento, a realidade da economia de Niterói. Os dados serão atualizados a cada três meses e a ideia é que os indicadores sirvam de base para a definição de políticas públicas para incrementar as atividades econômicas da cidade.

Pesquisa sobre Necessidade de Crédito – Fruto de parceria da Prefeitura de Niterói com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a pesquisa ouviu 120 empresas sobre suas necessidades em relação à concessão de crédito. O objetivo foi reunir informações para a elaboração no futuro de um programa de crédito permanente da Prefeitura para impulsionar a economia do município. A pesquisa revelou que 82% das empresas ouvidas acreditam que o crédito deve ser utilizado para o crescimento dos negócios.

A secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz, afirmou que as três iniciativas marcam a consolidação de entregas pactuadas no âmbito de um Grupo de Trabalho que envolveu várias secretarias.

“Em parceria com o Sebrae, fizemos um plano de trabalho para acelerar iniciativas de desburocratização dos serviços e processos para os empresários da cidade. São três ações muito importantes. O alvará de funcionamento e o licenciamento sanitário municipal podem ser feitos de maneira automatizada para as atividades de baixo risco. Hoje podemos dizer que em Niterói é possível abrir uma empresa de maneira imediata. O Indicador de Atividade Econômica de Niterói, em parceria com a UFF, é como se fosse um PIB municipal. A ideia é atualizá-lo trimestralmente para entender como as atividades da Prefeitura impactam a economia da cidade. Por fim, a pesquisa feita pelo Sebrae com empreendedores da cidade será utilizada para a formulação de um programa permanente de crédito”, explicou Marília Ortiz.

Foto: Bruno Eduardo Alves

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support