Prefeitura de Niterói lança edital com descontos para regularização de débitos inscritos em Dívida Ativa

A Prefeitura de Niterói vai conceder descontos sobre juros e multa de mora para contribuintes regularizarem débitos inscritos em Dívida Ativa, com opções de pagamento à vista ou parcelado. As condições especiais estão previstas no Edital de Transação por Adesão nº 04/2025, publicado pela Procuradoria Geral do Município (PGM). O edital abrange débitos de IPTU, Taxa de Coleta Imobiliária de Lixo (TCIL) — inclusive aqueles decorrentes de lançamento complementar —, taxas municipais previstas no Código Tributário Municipal, ISS Fixo devido por pessoas físicas e sociedades profissionais, além de créditos vinculados ao programa Supera Mais.

No caso de IPTU e TCIL, os descontos variam de acordo com o exercício do débito. Para pagamento à vista, os abatimentos chegam a 90% para pessoas físicas e 80% para pessoas jurídicas nos exercícios até 2014; 85% para pessoas físicas e 75% para pessoas jurídicas em débitos de 2015; 80% e 70% em 2016; 75% e 65% em 2017; e 70% e 60% para débitos referentes aos anos de 2018 e 2019.

Para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, os descontos são de 50% para pessoas físicas e jurídicas em todos os exercícios até 2019. Já para ISS Fixo, Taxas municipais e lançamentos complementares de IPTU e TCIL, os descontos para pagamento à vista são de 90% para pessoas físicas e 80% para pessoas jurídicas em qualquer exercício, com possibilidade de parcelamento com redução de 50% para ambos os casos.

Os débitos vinculados ao programa Supera Mais também podem ser regularizados com descontos de 80% no pagamento à vista e 60% no parcelamento. O edital prevê ainda condições específicas mediante requerimento para débitos de pessoas falecidas, que terão abatimentos de 90% à vista e 60% no parcelado, e para pessoas jurídicas com CNPJ baixado ou inapto, que poderão obter descontos de 80% e 60%, respectivamente.

O período de adesão ao edital vai de 3 de dezembro de 2025 a 27 de fevereiro de 2026. Os contribuintes interessados podem aderir por meio do portal eletrônico (https://niteroi.spa.coreplan.com.br/portal), pelo e-mail transacao@pgm.niteroi.rj.gov.br ou presencialmente na Procuradoria Fiscal da PGM, localizada na Avenida Visconde de Sepetiba, nº 519, térreo, no Centro de Niterói. A PGM também disponibiliza atendimento pelo WhatsApp, no número (21) 2620-1211.

Ao aderir, o contribuinte deve renunciar a eventuais recursos administrativos e ações judiciais relativas aos débitos incluídos, apresentando o protocolo da petição de renúncia no prazo de até 30 dias. As garantias e penhoras existentes sobre os débitos permanecerão mantidas até a quitação integral do acordo.

Foto: Divulgação

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support