Prefeitura de Niterói lança Estratégia de Governo Digital do município

Niterói é uma das primeiras cidades do Brasil a instituir por decreto a Estratégia de Governo Digital (EGD) de 2023 a 2033. A iniciativa da Prefeitura é coordenada pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), e tem como objetivos orientar a transformação digital do município, buscar maior eficiência, simplicidade e facilidade no acesso a serviços e políticas públicas, e ampliar a transparência.

Com a Estratégia de Governo Digital de Niterói, os cidadãos terão maior facilidade no acesso aos serviços públicos através do Portal de Serviços (https://servicos.niteroi.rj.gov.br/), que já oferece informações sobre 300 serviços. O Portal já conta com 41 serviços digitais tais como solicitações relacionadas ao IPTU; à emissão de certidões urbanísticas; à revalidação de licenças sanitárias e à autorização para realização de eventos em espaços públicos.

Uma das prioridades é dinamizar a economia local e o ecossistema de inovação. A Prefeitura lançará o serviço “Aprova Rápido” no Portal de Serviços, para agilizar a aprovação de projetos de construção de pequeno porte. Em 2023, o tempo de abertura de empresas deve ser reduzido para menos de 24 horas, com alvarás concedidos de forma automática, dependendo do tipo de atividade econômica. A Prefeitura já realizou mais de 10 mil atendimentos digitais e estima uma economia de R$ 85 milhões com a transformação digital de serviços.

 “A Estratégia de Governo Digital é uma grande conquista de Niterói. Porque estamos regulamentando todas as ações e iniciativas que dizem respeito à transformação digital do município. Iniciamos esse processo de modernização da gestão pública em 2013, avançamos muito e hoje temos essas ações consolidadas e com metas a serem cumpridas. O objetivo maior é sempre prestar melhores serviços para a população de Niterói”, destacou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, enfatizou o pioneirismo dessa iniciativa, que posiciona Niterói entre os primeiros municípios do Brasil que contam com um plano de transformação digital. Além disso, a Prefeitura elabora seus projetos e políticas públicas a partir de um planejamento estratégico. Assim a EGD tem como propósito tornar o município ainda mais digital, sustentável e acessível.

“A estratégia é fundamental para que a cidade avance ainda mais em sua transformação digital e na modernização da gestão, com serviços mais rápidos e práticos para o cidadão. A partir de um trabalho coletivo entre os órgãos e entidades municipais, conseguimos traçar resultados-chave que levam em consideração os desafios e prioridades de Niterói, com a tecnologia a serviço da população. Será um novo marco para o fortalecimento da gestão de dados e qualificação das políticas públicas, além de possibilitar mais transparência, eficiência e agilidade na prestação dos serviços públicos municipais”, pontuou a secretária de Planejamento.

 

Novos projetos – A estratégia também prevê a implantação de salas de situação para monitoramento da saúde, a criação de um repositório centralizado para armazenamento e cruzamento de dados do tipo “Data Lake”, a adoção de tecnologias assistivas nos canais mais acessados pela população, além de iniciativas de letramento digital focadas em grupos em situação de vulnerabilidade.

“A Estratégia de Governo Digital busca democratizar a tecnologia em Niterói. Entendemos que os desafios do município só serão superados com ações integradas na Prefeitura, com o engajamento da comunidade científica, do setor produtivo e da sociedade. O Decreto da Estratégia estabelece objetivos estratégicos intersetoriais, institucionaliza o modelo de governança em redes e o foco no desenvolvimento de pessoas e organizações. É fundamental consolidarmos uma cultura digital colaborativa voltada para resultados de desenvolvimento sustentável”, destaca Enzo Mayer Tessarolo, subsecretário de Modernização da Gestão.

A Prefeitura espera melhorar ainda mais a gestão dos gastos governamentais e o aumento da produtividade com a simplificação e digitalização dos processos e a eliminação do papel, realizando a tramitação eletrônica de 100% dos processos administrativos. Esta medida, o Processo Eletrônico, vai proporcionar, por ano, uma economia de R$ 1 milhão e de 25 toneladas de papel quando estiver concluída, além da redução do tempo médio de análise e resolução de processos em até 10 vezes.

A EGD foi criada através de um processo colaborativo com os demais órgãos da Prefeitura e especialistas no tema, foram definidos cinco princípios norteadores, 13 objetivos estratégicos e 50 metas até 2033, com a missão de gerar um ambiente inovador e sustentável na cidade, direcionando esforços para tornar Niterói uma cidade mais digital, integrada, humana e acessível. As ações estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), com a Estratégia Nacional de Governo Digital, além dos instrumentos de planejamento do município como o Plano Estratégico Niterói Que Queremos 2013-2033 e o Plano Plurianual 2021-2025.

Durante a elaboração da EGD, foram realizadas 22 entrevistas com mais de 30 órgãos e entidades municipais, além da participação de 20 especialistas e parceiros externos, governamentais e não governamentais. Mais de 120 servidores participaram de quatro oficinas estratégicas que buscaram definir os objetivos e desafios. A população participou por meio de uma consulta pública disponibilizada no Portal de Serviços da Prefeitura de Niterói.

A transformação digital do município é uma das prioridades da Prefeitura desde o lançamento do Plano Estratégico Niterói Que Queremos 2013-2033, por meio do investimento na modernização da gestão. A medida possibilitou a integração de sistemas administrativos, a implantação de iniciativas tecnológicas para melhorar os serviços de Niterói como o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e o Sistema de Gestão da Geoinformação (SIGEO Niterói), além de avanços como a implementação do Processo Eletrônico e do Portal de Serviços de Niterói.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support