Prefeitura de Niterói lança site para orientar mulheres em situação de violência

A partir dessa quarta-feira (31), as mulheres de Niterói vão contar com mais uma ferramenta para auxiliar no combate à violência doméstica. O site oficial da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (https://codim.niteroi.rj.gov.br) , Codim, será lançado em evento organizado pela Prefeitura de Niterói, no auditório do prédio da coordenadoria, no Caminho Niemeyer, a partir das 9h da manhã.

Além de reunir conteúdos que vão orientar as mulheres em situação de violência, o site também irá fornecer informações sobre o funcionamento dos cinco eixos de atuação da Codim: Dados e Comunicação; Diversidade; Empreendedorismo; Enfrentamento da Violência e Saúde, Maternar e Bem-Estar.

“A criação do site oficial da Codim é um importante passo para a divulgação das nossas políticas de atuação para a proteção e empoderamento das mulheres. Vamos ter mais um canal para disseminar informações importantes como o Auxílio Social, por exemplo, que disponibiliza o valor de R$ 1.005,08 por mês, durante um ano, para as mulheres em situação de violência. Essa iniciativa garante a elas a possibilidade de romper com o ciclo de agressão e representa uma porta de saída e esperança para que essa vítima consiga escrever um novo e promissor capítulo da sua história”, ressalta Fernanda Sixel, secretária da Coordenadoria de Direitos e Políticas das Mulheres.

O site também conta com o recurso do chatbot e um botão “Busque Ajuda”, em que é possível encontrar o caminho para denunciar a violência doméstica ou de gênero e obter acolhimento. “Inserimos também informações que explicam o ciclo da violência e as formas como ela pode se manifestar, no intuito de que as mulheres reconheçam e denunciem casos de violência que não apenas a física, mas também a psicológica/moral, financeira e sexual. O chatbot também pode guiar para as informações mais procuradas, como a solicitação do Auxílio Social, por exemplo”, explica a secretária.

Além do lançamento do site, o evento também divulgará o projeto ObservaNit Mulher, em parceria com a Subsecretaria de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas (SSAGI/SEPLAG). Ele consiste em um painel de visualização dos dados de atendimento da Codim para facilitar a busca de pesquisadores que desejem ter acesso e embasar seus estudos com dados consistentes sobre a violência contra a mulher em Niterói. Tanto o site quanto o painel são ferramentas de transparência do trabalho da Coordenadoria.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support