
Prefeitura de Niterói leva Projeto Clin Comunidade Sustentável ao Morro do Preventório com foco em saúde pública e sustentabilidade
O Morro do Preventório, em Charitas, é a mais nova comunidade a receber o projeto Clin Comunidade Sustentável, levado pela Prefeitura. A iniciativa é promovida pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e instalou dois moloks (contêineres semienterrados com capacidade para até cinco mil litros) no local, com o objetivo de aperfeiçoar a gestão de resíduos sólidos e estimular práticas ambientais corretas. Os equipamentos são nas cores marrom e azul. O primeiro é destinado a materiais orgânicos e o segundo para recicláveis secos. A ampliação do projeto Clin Comunidade Sustentável ao Morro do Preventório marca mais um passo importante de Niterói rumo a uma cidade mais limpa, saudável e ambientalmente responsável.
Desde o início do programa, em 2020, a Clin já atendeu 14 comunidades, incluindo Zulu, Atalaia, Várzea das Moças, Sapê e agora o Preventório. Aproximadamente 50 mil pessoas são beneficiadas com a medida, que substitui caçambas convencionais por dispositivos mais modernos, posicionados estrategicamente nas partes baixas das comunidades. O molok tem um sistema hermético que não permite a entrada da água da chuva. Como o resíduo fica acondicionado de forma correta em seu interior, não sofre ação de animais, evitando que o lixo seja revirado, o que colabora com a saúde pública.
Segundo o presidente da Clin, Acílio Borges, o projeto é resultado de estudos técnicos que consideram o número de moradores e a logística local. “Queremos garantir o armazenamento correto de resíduos orgânicos e recicláveis, melhorando a qualidade de vida nesses territórios. Apostamos em soluções sustentáveis como essa para proteger o meio ambiente e promover cidadania”, afirma Acílio Borges.
Além de contribuir para a coleta seletiva, cada molok representa uma economia de espaço urbano equivalente a cerca de 20 contêineres tradicionais de 240 litros, o que também facilita a operação dos serviços de limpeza da cidade.
O projeto segue em expansão e reforça o compromisso da Prefeitura de Niterói com políticas públicas que aliam eficiência, sustentabilidade e inclusão.
O presidente da Clin, Acílio Borges, acrescentou que estudos são realizados para identificar a necessidade de instalação dos equipamentos. “A iniciativa tem como objetivo armazenar de forma correta os resíduos sólidos orgânicos e recicláveis, por meio de contêineres especiais que promovem uma melhor qualidade de vida para estes locais. Uma das nossas prioridades é estimular ações sustentáveis que contribuam de forma decisiva para a preservação do meio ambiente”, afirmou o presidente da Clin.
Foto: Divulgação