Prefeitura de Niterói participa com voluntários do Clean Up Day em diversas praias da cidade

Mais uma vez, a Prefeitura de Niterói participou do movimento global realizado em 180 países: o Clean Up Day 2025 – Dia Mundial da Limpeza. Centenas de voluntários se mobilizaram neste sábado (20) em diversos pontos da cidade, em uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), em parceria com a Companhia de Limpeza de Niterói (CLIN), que recolheu e contabilizou mais de uma tonelada de resíduos.

A iniciativa tem como objetivo incentivar práticas sustentáveis e conscientizar a população. O foco deste ano foi a limpeza das praias e lagoas da cidade e o reforço sobre os impactos da degradação ambiental no ecossistema costeiro e marinho.

Foram montadas tendas de apoio nas praias com maior circulação de pessoas. Ao todo, a CLIN atuou em 12 pontos estratégicos de Niterói: Ilha do Pontal, Morcego, Boa Viagem, Icaraí, Jurujuba, São Francisco, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itacoatiara, Itaipu, Lagoa de Piratininga e Adão e Eva.

A companhia, que já realiza a retirada diária de resíduos nas praias, organizou uma operação especial para o evento, com rotas exclusivas e caminhão basculante para otimizar o transporte dos materiais recolhidos. A ação foi realizada em conjunto com a SMARHS, moradores, voluntários e instituições locais.

“Estamos tratando o meio ambiente como uma prioridade e investindo em políticas públicas que promovem qualidade de vida e sustentabilidade. O Clean Up Day é uma ação de educação ambiental que evidencia a importância do cuidado coletivo com a cidade. Hoje, mais da metade do território de Niterói é coberto por áreas verdes preservadas. Eventos como esse reforçam nosso compromisso com a preservação ambiental e com as futuras gerações”, afirmou Gabriel Velasco, secretário municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade.

A concentração dos voluntários começou às 7h30. As orientações para os participantes incluíam o uso de luvas, protetor solar, garrafas de água e muita disposição para contribuir com o mutirão de limpeza.

A iniciativa também contou com a participação de instituições locais. Para Bruno Galle, diretor do Grupo Escoteiro Martim Afonso, ações como essa são essenciais para despertar a consciência ambiental entre os mais jovens:

“Um dos principais desafios da atualidade é compreender nossa responsabilidade em relação ao meio ambiente. Quando promovemos esse tipo de iniciativa, especialmente em locais próximos de onde vivemos, mostramos na prática o valor do cuidado com a natureza”, destacou.

A jovem Maria Gabriella Ferreira, de 13 anos, também participou da ação e compartilhou sua visão:

“Estamos cuidando de um espaço que muitos veem apenas como lazer, mas que, na verdade, é um ecossistema completo e precisa ser preservado”, disse.

Já a contadora Carla Viana, de 27 anos, que participou pela primeira vez da ação, reforçou a importância de eventos como esse:

“A conscientização ambiental é o primeiro passo para uma mudança real. Quando entendemos o impacto do nosso lixo no meio ambiente, passamos a agir com mais responsabilidade. Iniciativas como o Clean Up Day precisam ser constantes para gerar transformação”, defendeu.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support