Prefeitura de Niterói participa de evento online como referência em Governança

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, apresentou, nesta terça-feira (07), as experiências de Niterói no Evento Temático de eixo Governança, do Ranking Connected Smart Cities. Niterói conquistou o 1º lugar nacional no eixo Governança em 2021 e, neste ano, está debatendo os indicadores para a próxima premiação. O ranking é feito a partir de dados e indicadores que refletem o desenvolvimento das cidades brasileiras inteligentes.

Ellen Benedetti fez um balanço da trajetória do município nos últimos 10 anos, e apontou investimentos em áreas como saúde, educação e segurança. A secretária destacou iniciativas importantes da cidade para uma boa Governança, como o lançamento do Portal de Serviços de Niterói, do Portal da Transparência e a implementação do Processo Eletrônico, assim como a criação do Sistema de Avaliação e Gestão da Informação de Políticas Públicas (Simagi). Niterói vem conquistando diferentes premiações e reconhecimentos de Gestão Fiscal e Transparência, além da melhora da qualidade de vida da população.

“Em Niterói, estamos sempre buscando aprimorar nossas ações. É fundamental refletir nosso ponto de partida e como as escolhas nos permitiram grandes avanços. O Plano Estratégico Niterói Que Queremos (NQQ) 2013-2033 foi um importante marco para planejarmos e avaliarmos nossas metas a curto, médio e longo prazos e permitiu que os órgãos da prefeitura concentrassem esforços para realizar grandes entregas à população. Alcançamos importantes marcas como o 1º lugar de transparência no estado, 1º lugar em gestão fiscal e em saneamento, além do 1º lugar do país em governança. São reconhecimentos importantes dos esforços da cidade, e nos motivam a constantemente aprimorar as políticas públicas e superar desafios diários da gestão pública”, enfatizou Ellen Benedetti.

A secretária também participou da discussão sobre os indicadores de Governança e como o ranking pode avançar na análise sobre os municípios. Ellen destacou a importância da participação social e do retorno para o cidadão sobre suas sugestões; o desenvolvimento de Escolas de Governo nos municípios para qualificar os servidores e as avaliações das políticas públicas.

A CEO da Necta, empresa idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility, Paula Faria, afirmou que a plataforma visa acelerar o processo de desenvolvimento das cidades inteligentes. “O ranking é um estudo com dados e indicadores que refletem o nível de desenvolvimento inteligente das cidades brasileiras. Os eventos temáticos são apresentados para discutir quais as mudanças sugeridas para a edição 2022 do ranking”, explicou. 

Também participaram do evento o diretor comercial e de Marketing da Urban Systems e correalizador do Connected Smart Cities, William Rigon; a consultora associada na SPIn e doutora pela Escola Politécnica da USP, Iara Negreiros; o secretário municipal de Planejamento e Inovação da Prefeitura de Santos, Fábio Ferraz; o secretário de Controle Governamental  e Transparência Pública da Prefeitura de Balneário Camboriú, Victor Hugo Domingues; e o ex-secretário de Inovação da Prefeitura de São Paulo, Daniel Annemberg.  

O eixo Governança do Ranking Connected Smart Cities é composto por 12 indicadores relacionados à escolaridade do Prefeito, Índice Firjan de Gestão Fiscal, índice Escala Brasil Transparente, Atendimento ao Cidadão por site ou aplicativo, Conselhos, investimentos em Urbanismo e Mobilidade, Saúde, Educação, Segurança e Monitoramento de Áreas de Risco. O encontro está disponível no canal de YouTube do Connected Smart Cities & Mobility, no link: https://youtu.be/DCKYmorRpzc.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support