Prefeitura de Niterói promove ações de orientação e serviços à população LGBTQIA+

Junho é o Mês Internacional do Orgulho LGBTQIA+. A Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa (Codir), vai promover eventos para apoiar a luta por direitos e igualdade dessa parcela da população.

Na terça-feira (27), a Codir realiza o 3º Mutirão de Orientação para Retificação do Nome para Pessoas Transexuais. Durante o evento, serão oferecidos serviços como cópias das documentações necessárias para a retificação, impressões de certidões necessárias, emissão de atestado de hipossuficiência para pessoas em vulnerabilidade social e montagem do processo para entrada no cartório de registro. A ação acontece das 10h às 16h, na sede da Codir, na rua Almirante Teffé, 632, sala 107, em frente à praça do Rink, no Centro.

O coordenador da Codir, Felipe Carvalho, ressalta a importância do evento. “Desde 2018, após decisão do Supremo Tribunal Federal, pessoas transexuais podem solicitar a retificação do prenome diretamente no seu cartório de registro. Elaboramos esta ação com o objetivo de orientar e facilitar o acesso a esta política pública. Vamos direcionar toda nossa estrutura para este serviço tão importante na promoção da dignidade e cidadania das pessoas transexuais, frente a todas as vulnerabilidades e violência que esta população enfrenta cotidianamente”, afirmou Felipe Carvalho.

Na quarta-feira (28), Dia do Orgulho LGBTQIA+, o evento Codir nas Ruas – Orgulho LGBTQIA+ vai promover uma grande ação com orientação e encaminhamento para os serviços da rede municipal para a retificação do registro civil de pessoas trans, emissão de 2ª via do registro geral para a população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social, além de informações sobre legislações e distribuição de preservativos e gel lubrificante. O Codir nas Ruas será na Praça Arariboia, das 10h às 16h.,

“Estaremos nas ruas com ações de informação, orientação e promoção do respeito para com a comunidade LGBTQIA+. Nosso objetivo é facilitar o acesso aos nossos serviços de garantia de direitos pautados na diversidade”, enfatizou o coordenador da Codir.

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta dessa comunidade pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, esta data marcou o levante da comunidade LBGTQIA+ contra uma série de invasões da polícia de Nova York a bares que eram frequentados por homossexuais e transexuais, que eram presos e sofriam represálias por parte das autoridades. A partir deste acontecimento, foram organizados vários protestos em favor dos direitos da comunidade LGBTQIA+. O Levante de Stonewall Inn é considerado o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século 20.

Serviço:

3º Mutirão de Orientação para Retificação do Nome para Pessoas Transexuais
Local: Rua Almirante Teffé, 632, sala 107, em frente à praça do Rink, no Centro.
Data: 27/06, das 10h às 16h

Codir nas Ruas – Orgulho LGBTQIA+
Local: na Praça Arariboia
Data: 28/06, das 10h às 16h

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support