Prefeitura de Niterói realiza 1ª edição do “Com Vivências para Cultura da Paz”
Neste sábado (18), o Pacto Niterói Contra a Violência vai realizar a primeira edição do “Com Vivências para a Cultura da Paz”, que acontecerá na Praça Tancredo Neves, em Maria Paula, com atividades esportivas, recreativas, voltadas para saúde e cidadania entre outras. Ao longo de 2023 serão mais quatro edições que acontecerão em regiões diferentes da cidade levando propostas e serviços diferenciados para as comunidades. O objetivo do evento é ampliar as ações que fazem parte da filosofia do projeto, estimulando a cultura da paz e fortalecendo valores como empatia, solidariedade e fraternidade.
O Pacto Niterói Contra a Violência atua em 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial Integrada.
“O Pacto Niterói Contra a Violência trabalha com uma perspectiva completamente diferente do que simplesmente ajudar as forças de segurança no combate à criminalidade. É um projeto de governo com ações de curto, médio e longo prazo. Nosso objetivo é fortalecer a cultura da paz através de cada programa implantado”, explicou o prefeito de Niterói, Axel Grael.
As atividades acontecerão entre 9 e 16 horas, apresentando aos moradores as políticas públicas de cultura da paz; estímulo à boa convivência; o respeito à diversidade e à democracia como valores fundamentais para a construção da paz. Haverá ainda a oferta gratuita de serviços e atividades culturais, esportivas, educativas, ambientais e sociais.
“O projeto Com Vivências para a Cultura da Paz deverá promover uma maior aproximação e interação com a população, sempre na perspectiva do fortalecimento dos valores da empatia, da solidariedade, da fraternidade, do respeito mútuo e da convivência harmoniosa para a Cultura da Paz em nossa sociedade. Assim, cada edição do Projeto irá acolher um momento com ato interreligioso e características culturais locais de gastronomia e de artesanato por exemplo, de esporte, de música e de lazer, promovendo também maior integração e geração de renda na comunidade durante os eventos e sempre fortalecendo a promoção da Cultura da Paz em nossa cidade”, explicou a professora Graça Raphael, coordenadora do Pacto Niterói Contra a Violência.
O evento contará com três tendas e serão realizadas atividades no campo de futebol com barracas, incluindo venda de artesanato e alimentação. As atividades começarão com um momento ecumênico e inter-religioso sobre a Cultura da Paz Abertura e apresentação do DJ Nobru.
Cada tenda estará realizando uma atividade em horários diferentes, mas entre outras programações explicações sobre divulgação do Programa Poupança Escola, coordenado pela Secretaria Municipal de Governo; uma minipista de Educação para o Trânsito, coordenada pela Nittrans; Cadastro para emissão de identidade no posto da Casa dos Direitos Humanos e atendimento para migrantes e refugiados, feito pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos; Oficina de redução de danos, promovida pela FeSaúde; orientação DO NASF sobre prevenção do câncer de cólo do útero, de mama (com maquete com a evolução das lesões), Calendário vacinal do público feminino, da adolescente a idosa, distribuição de preservativos e orientações sobre as ISts, com ação da Secretaria Municipal de Saúde.
Haverá também um posto da Defesa Civil itinerante além de divulgação de projetos da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude; serviços de orientação jurídica (Anacrim), de Comunicação Não-Violenta para Colaboradores da Área da Saúde no atendimento às Gestantes, Puérperas e Rede de apoio – Mediati Diálogos e Soluções.
Acessibilidade – A Secretaria de Acessibilidade também participará do evento, oferecendo diversos serviços ao público presente, como orientação e inscrição no programa Ponto a Ponto, serviço que visa auxiliar o transporte de pessoas com deficiência físico-motora e/ou múltipla que residam e realizem tratamento no município de Niterói nas instituições conveniadas. Desde quando foi criado, mais de 4 mil pessoas já foram beneficiadas. Também será possível obter orientação e inscrição para o CEVE, Cartões de Estacionamento para Vaga Especial. A Secretaria de Acessibilidade irá ofertar ainda uma Oficina de Libras, além de oferecer inscrição para a participação no programa Ecotur sem Barreiras, uma parceria com a Neltur e o Clube Niterói de Montanhismo, que oferece trilhas da cidade para pessoas com dificuldade de locomoção, com a cadeira adaptada “Julietti”.
“A nossa participação em um evento com o tema “Convivência” vai ao encontro com o que queremos, que é estarmos inseridos em todos os espaços possíveis, promovendo a inclusão e levando a acessibilidade para que as pessoas com deficiência e ou mobilidade reduzida se sintam parte de tudo o que é promovido pela Prefeitura”, afirma Simone Capella, subsecretária de Acessibilidade de Niterói.
Programação
10h – 1ª Roda de conversa – Esporte e Educação para a Cultura da Paz (Convidado: Oto Bahia –NEXEC)
10h30 – Mágico Téo
14h – 2ª Roda de Conversa – A Valorização da mulher na promoção da cultura da paz – Convidada: Fernanda Sixel – Coordenadora da CODIM. Ação que contempla o Mês da Mulher organizado pela Codim e Sociedade Civil
15h – Show Musical com Basta Ter Princípios – MC Mulheres com Batalha de Rima (formato Pocket). Temática: Mulheres e Cultura da Paz
16h – Encerramento
TENDA 2
09h às 16h – Pacto Niterói Contra a Violência – Oficina Pacto Digital e o mapa do evento – Distribuição de mudas pela SECONSER – Divulgação dos Programas do Pacto – Oficina para 15 pessoas de bonecas abayomis
CAMPO DE FUTEBOL
11h – Atividades Esportivas com modalidade implementadas no Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC) – Futebol, skate e Badminton
Outras atividades do Pacto Niterói Contra a Violência
Mediação de conflitos – O Pacto Niterói Contra Violência está levando a Mediação de Conflitos Comunitária para as comunidades, como forma de prevenção de crimes, como lesão corporal e ameaças. O Programa Rede Mediar lançou o Desatando-nos, em que especialistas escrevem texto trazendo à tona os tipos e benefícios da Mediação e, ainda, respondem em vídeos, as principais dúvidas das lideranças comunitárias e religiosas.
Espaço Nova Geração – As crianças e os jovens também são protagonistas na prevenção à violência. Em dois bairros da cidade, eles ganharam o Espaço Nova Geração. A Prefeitura revitalizou os CIEPs do Fonseca e do Cantagalo e neles, 1.205 crianças têm aulas de esportes, música, multimídia, arte, literatura, dentre outras atividades.
Programa EcoSocial – Lançado em 2019, o Niterói Jovem EcoSocial é um programa desenvolvido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Participação Social, que visa promover a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 16 e 24 anos, de forma qualificada, buscando desenvolver habilidades sociais e competências profissionais, por meio de capacitação técnica profissionalizante, elevando o potencial de empregabilidade dos participantes. Os jovens passam por um curso de capacitação na Firjan e posteriormente, fazem atividades de campo nas áreas de reflorestamento; ações preventivas a queimadas e sinalização de trilhas da cidade, entre outras, com remuneração e auxílio transporte. O Programa já chegou a sua segunda edição atendendo cerca de mil jovens.
São 13 os cursos oferecidos: de Padeiro, Confeiteiro, Operador de Suporte Técnico em TI, Desenvolvedor de Aplicativo, Assistente de Marketing Digital, Eletricista Instalador Residencial, Mecânico de Refrigeração Doméstica, Mecânico de Motos Ciclo Otto, Mecânico de Motocicletas, Auxiliar de Operações Logísticas, Agente de Reflorestamento, Agente de Saneamento e Assistente Administrativo.
Para ampliar a participação da população, a Prefeitura disponibilizou o site pactocontraaviolencia.niteroi.gov.br. Nesta plataforma, encontram-se todos os projetos e programas e os canais de comunicação que recebem as sugestões dos moradores.